A ênfase nas competências e a formação da classe trabalhadora: divergências e contradições na Base Nacional Comum Curricular / The emphasis on skills and training of the working class: divergences and contradictions in the Common National Curriculum Base

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-51934

Palavras-chave:

Desigualdade social, Políticas curriculares, Materialismo, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

Este trabalho pretende analisar criticamente as competências gerais presentes na Base Nacional Comum Curricular, compreendendo-as como um processo histórico, político e cultural, atravessado por interesses de classes. Tendo o materialismo histórico dialético como base metodológica e filosófica, foram mobilizadas as categorias de totalidade e de contradição para apresentar as condições sociais concretas de uma educação, especialmente degradada, no contexto nacional pós-eleições de 2018. Notou-se uma ênfase no discurso do aprendizado pelas competências que desconsideram as desigualdades sociais deste país e pouco ajudam para transformá-las.

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Biografia do Autor

Rafaela Maiara Santos da Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. E-mail: rafaelamaiara1@hotmail.com; Lattes: http://lattes.cnpq.br/4243345710169984; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7077-0877.

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Publicado

2020-05-16

Como Citar

SILVA, R. M. S. da. A ênfase nas competências e a formação da classe trabalhadora: divergências e contradições na Base Nacional Comum Curricular / The emphasis on skills and training of the working class: divergences and contradictions in the Common National Curriculum Base. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 208–227, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n1a2020-51934. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/51934. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

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Artigos