O Plano Nacional de Educação e a formação continuada de professores(as) para a educação básica: análise e monitoramento acerca da Meta 16

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n2a2019-50655

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014, Meta 16 do PNE, Formação de professores

Resumo

No texto objetivou-se apresentar uma análise da Meta 16 do PNE-2014/2024, acerca da formação continuada de professores(as) para a Educação Básica. Partiu-se do seguinte questionamento: Quais ações são necessárias para a materialização das estratégias da Meta 16? O percurso metodológico, de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, baseou-se na aproximação dos autores do campo.  Entre os resultados identificou-se que acerca do indicador 16A, o percentual de professores(as) com formação em nível de pós-graduação aumentou de 2010 a 2017, passando de 24,5% para 36,2%. Em relação Indicador 16B, que diz respeito à proporção de professores que realizaram cursos de formação continuada, no período de 2012 a 2017, o mesmo demonstra houve um crescimento, passando de 29,4% para 35,1%.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

BRANDT, A. G.; WERNER, B.; SILVA, F. L. G. R. da . O Plano Nacional de Educação e a formação continuada de professores(as) para a educação básica: análise e monitoramento acerca da Meta 16. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 221–232, 2019. DOI: 10.14393/REPOD-v8n2a2019-50655. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/50655. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua