Plano Municipal de Educação de Uberlândia - monitoramento e avaliação: desafios para a valorização da carreira docente

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DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n1a2019-48795

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação, Valorização da carreira docente, Monitoramento e avaliação

Resumo

Utilizando da pesquisa bibliográfica e documental descreve e analisa o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação do município de Uberlândia- MG, em consonância com a previsão do Plano Nacional de Educação e sua posterior avaliação e monitoramento. O processo de elaboração mostrou os problemas do sistema educacional do município, permitindo uma ressonância das dificuldades que as educadoras e educadores vivenciam no cotidiano do trabalho docente, apontando os inúmeros desafios para a construção de uma educação de qualidade, includente que, muitas vezes, os números mascaram. Ressalta a mobilização social como possibilidade de materialização do plano. Finaliza apontando os desafios para a valorização da carreira docente a partir do processo de monitoramento e avaliação.

 

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Biografia do Autor

Marina Ferreira de Souza Antunes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Uberlândia na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia.

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Publicado

2019-05-20

Como Citar

ANTUNES, M. F. de S. . Plano Municipal de Educação de Uberlândia - monitoramento e avaliação: desafios para a valorização da carreira docente. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 19–36, 2019. DOI: 10.14393/REPOD-v8n1a2019-48795. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48795. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

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Artigos