Docência Universitária: a profissionalização docente em cursos da área da saúde no contexto pós-neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-17

Palavras-chave:

Docência universitária, Formação docente, Docente, Docente no Pós-Neoliberalismo

Resumo

O desenvolvimento profissional dos professores tem sido objeto de propostas educacionais que valorizam uma formação docente não mais baseada na racionalidade técnica, mas em uma perspectiva que reconhece a capacidade desses profissionais de decidir, de confrontar suas ações cotidianas com as produções teóricas, em especial num período pós-neoliberal que se encontram. Diante dessa reflexão, o objetivo deste trabalho – de natureza aplicada e exploratória, valorizando e explorando as abordagens quantitativa e qualitativa – é o de compreender a profissionalização do professor universitário no contexto pós-neoliberal e seus impactos nas suas práticas e saberes, tendo como referência as percepções dos profissionais docentes na área da saúde. Fruto de uma pesquisa maior, o instrumento de trabalho aqui utilizado foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/UFU, sob o protocolo de registro 043/11. 

 

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Biografia do Autor

Silvana Malusá, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Professora Associada IV da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora e Pós-doutora em Educação
Coordenadora Pedagógica DINTER/UFU/UFPI. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento
profissional e docência universitária: saberes e práticas educativas.

João Wilson Savino Carvalho, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP - Amapá - Brasil

Doutor em educação. Professor Associado da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduado em
Filosofia, Psicologia e Direito. Especialista em Educação de Adultos (UFPB;PPGED/UFU).

Ana Claudia Jacinto Peixoto Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade
Federal de Uberlândia (PPGED/UFU).

Luciana Charão de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade
Federal de Uberlândia (PPGED/UFU).

André Sanches Siqueira Campos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Doutorando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP,
UNICAMP, PUC-SP). Mestrado em Relações Internacionais com área de concentração em Política
Internacional pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IE UFU).

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

MALUSÁ, S.; CARVALHO, J. W. S.; MEDEIROS, A. C. J. P.; OLIVEIRA, L. C. de; CAMPOS, A. S. S. Docência Universitária: a profissionalização docente em cursos da área da saúde no contexto pós-neoliberal. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 576–596, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-17. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47538. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua