Metodologias ativas e docência no Ensino Superior: um cenário que demanda por competência pedagógica

Autores

  • João Wilson Savino Carvalho Universidade Federal do Amapá - UNIFAP - Amapá - Brasil https://orcid.org/0000-0002-5802-3120
  • Silvana Malusá Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil https://orcid.org/0000-0002-1054-2036
  • Alexandre Leite dos Santos Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI - Piauí - Brasil http://orcid.org/0000-0002-8239-9240
  • Alexandre Fonseca Santos Fundação Uberlandense de Turismo Esporte e Lazer - FUTEL - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil
  • Liliane Rodrigues Vaz Secretaria de Estado de Minas Gerais - SEEMG - Minas Gerais - Brasil
  • Fausto Reis Nogueira Secretaria de Estado de Minas Gerais - SEEMG - Minas Gerais - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-16

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino superior, Docência universitária

Resumo

Esse artigo tem como objetivo mostrar a importância das metodologias ativas no Ensino Superior e a necessidade, para a sua implantação, de competências pedagógicas do professor universitário. A pesquisa baseou-se na revisão da literatura científica e na aplicação de um questionário a 25 docentes, da área da saúde, de uma universidade mineira. Concluiu que as metodologias ativas estão em consonância com a formação crítica e reflexiva esperada pela educação superior, além de enriquecerem o espaço da sala de aula. Ademais, chegou-se à conclusão que o professor universitário necessita de um espaço permanente e dialógico para a construção da competência pedagógica que favoreça a introdução e o uso eficaz das metodologias ativas.

 

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Biografia do Autor

João Wilson Savino Carvalho, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP - Amapá - Brasil

Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Graduado em
Filosofia, Psicologia e Direito. Especialista em Educação de Adultos (UFPB/PPGED/UFU).

Silvana Malusá, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Professora Associada IV da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora e Pós-doutora em Educação.
Coordenadora Pedagógica DINTER/UFU/UFPI. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento
profissional e docência universitária: saberes e práticas educativas.

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI - Piauí - Brasil

Professor Efetivo na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Picos. Doutor e Mestre em Educação.

Alexandre Fonseca Santos, Fundação Uberlandense de Turismo Esporte e Lazer - FUTEL - Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

Mestre em Educação Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Formação Inicial: Educação Física - Curso
de Graduação Universidade Federal de Uberlândia. Professor de Educação Física na Escola Estadual (pública)
em Uberlândia e como profissional de Educação Física na Fundação Uberlandense de Turismo Esporte e Lazer
(FUTEL).

Liliane Rodrigues Vaz, Secretaria de Estado de Minas Gerais - SEEMG - Minas Gerais - Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Inspeção e Supervisão
Escolar. Assessora Educacional da Prefeitura de Monte Carmelo-MG. Atua na Secretaria de Estado de Minas
Gerais (SEEMG).

Fausto Reis Nogueira, Secretaria de Estado de Minas Gerais - SEEMG - Minas Gerais - Brasil

Formado em Direito e Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Secretaria de Estado de
Minas Gerais (SEEMG).

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

CARVALHO, J. W. S.; MALUSÁ, S.; SILVA, A. L. dos S.; SANTOS, A. F.; VAZ, L. R.; NOGUEIRA, F. R. Metodologias ativas e docência no Ensino Superior: um cenário que demanda por competência pedagógica. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 563–575, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-16. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47537. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua