Educação do Campo: abordagens e tendências no Ensino de Ciências

Autores

  • Fábio Soares da Paz Universidade Federal do Piauí - UFPI - Piauí - Brasil https://orcid.org/0000-0001-9309-4031
  • Sandro Rogério Vargas Ustra Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-15

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação de professores, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a articulação dos temas Educação do Campo e Ensino de Ciências a partir de uma análise de artigos publicados na plataforma Scielo. É parte de pesquisa de doutorado em andamento, cujo foco contempla o Ensino de Ciências, Práticas curriculares, Formação e Educação do Campo. Tem como objetivo analisar os artigos da plataforma Scielo na perspectiva do ensino de ciências e da formação de professores para o campo. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa de caráter bibliográfico buscando compreender os artigos selecionados através da análise de conteúdo. O estudo aponta para a necessidade de ampliar pesquisas que envolvam a educação do campo e o ensino de ciências na perspectiva multidisciplinar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Soares da Paz, Universidade Federal do Piauí - UFPI - Piauí - Brasil

Professor Mestre da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia
(PPGED/UFU).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI. Educação do Campo: marcos normativos. Brasília: SECADI, 2012.

BRICK, E. M.; PERNAMBUCO, M. M. C. A.; SILVA, A. F. G. da.; DELIZOICOV, D.; Paulo Freire: interfaces entre ensino de ciências naturais e educação do campo. In: MOLINA, M. C.(Org). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Brasília: MDA, p. 23-59, 2014.

BRITTO, N. S. Formação de professores e professoras em Educação do Campo por área do conhecimento – Ciências da Natureza e Matemática. In: MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (Orgs.) Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto (Coleção caminhos da Educação do Campo 5). Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. Apresentação. In:_____Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, p. 13 –19, 2012.

FERREIRA, M. J. L; MOLINA, M. C. Desafios à formação de educadores do campo: tecendo algumas relações entre os pensamentos de Pistrak e Paulo Freire. In: MOLINA, M. C.; (Org). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Brasília: MDA, p. 64-153, 2014.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Panorama da educação do campo 2007. Brasília: Inep, 2007.

LIMA E. de S. Apresentação. In; PAZ, Fábio S. da.; ARRAIS, G. de A.; MOTA, L. A. (Org.). Experiências em educação do campo. Teresina: EDUFPI, p. 12-19, 2007.

MOLINA,M. C. Expansão das licenciaturas em educação do campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, Curitiba, n. 55, p. 145-166, jan./mar. 2015.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MOREIRA, M. A.Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, Brasília, vol. 1, n. 1, 2017.

PAZ, F. S. da; OLIVEIRA, S. R.M..de. Reflexões sobre o ensino de física na educação do Campo. In; PAZ, Fábio S. da.; ARRAIS, G. de A.; MOTA, L. A. (Org.). Experiências em educação do campo. Teresina: EDUFPI, p. 72-88, 2007.

SOUZA, M. A. Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1089-1111, set./dez., 2008.

SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualit@s Revista Eletrônica, Campina Grande, vol.17. n.1, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, 2013.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

PAZ, F. S. da; USTRA, S. R. V. Educação do Campo: abordagens e tendências no Ensino de Ciências. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 550–562, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47536. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial e continuada de profissionais da educação: vieses políticos necessários