Educação pela amorosidade: uma alternativa para a escola pública no Amapá?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-10

Palavras-chave:

Educação Continuada, Sociabilidade Violenta, Escola pública

Resumo

Trata-se de um estudo que tem fundamento no pensamento dialético de Maria Cecília Minayo e categoria de análise as representações da “baixada”, tal como projetadas na linguagem dos alunos das escolas públicas localizadas no seu entorno, e que analisa o trabalho e as perspectivas do Grupo de Educação Continuada, uma equipe de professores que, com base nas formulações de Humberto Maturana e no pensamento complexo, vem desenvolvendo práticas educativas de entrelaçamento da dimensão amorosa e cognitiva nas escolas públicas do Amapá. O estudo foca principalmente as possibilidades dessa prática na abordagem da sociabilidade violenta na escola pública do Amapá, a partir do material didático produzido pelo Grupo e dos resultados de sua aplicação em escolas públicas do Estado.

 

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Biografia do Autor

João Wilson Savino Carvalho, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP - Amapá - Brasil

Professor de Filosofia Geral e Jurídica da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Macapá (AP). Doutor
em Educação pelo PPGED/Faced/UFU.

Geraldo Inácio Filho, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia -
PPGED/Faced/UFU. Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa. Pesquisador CNPQ, Uberlândia (MG).

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

CARVALHO, J. W. S.; FILHO, G. I. Educação pela amorosidade: uma alternativa para a escola pública no Amapá?. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 482–499, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47528. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial e continuada de profissionais da educação: vieses políticos necessários