O atendimento educacional especializado no Ensino Superior: elementos para uma reflexão à luz das recentes políticas de inclusão de pessoas com deficiência nas Instituições de Ensino Superior brasileiras

Autores

  • Maria da Penha Feitosa Universidade Federal do Piauí - UFPI - Piauí - Brasil
  • Geraldo do Nascimento Carvalho Universidade Federal do Piauí - UFPI - Piauí - Brasil https://orcid.org/0000-0002-5790-329X

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-07

Palavras-chave:

Ensino superior, Inclusão, Políticas públicas

Resumo

O presente texto tem o objetivo de discutir a problemática do atendimento educacional especializado no ensino superior no contexto das recentes políticas de inclusão de pessoas com deficiência nas universidades brasileiras, tendo como base documentos oficiais e trabalhos acadêmicos. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter exploratório, pautado numa abordagem qualitativa e organizado em três tópicos interligados pela história. Inicia com uma introdução seguida aspectos históricos, posteriormente, uma síntese das principais normatizações voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior no Brasil acompanhada de relato de pesquisa sobre o tema, finalizando com algumas considerações.

 

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Biografia do Autor

Maria da Penha Feitosa, Universidade Federal do Piauí - UFPI - Piauí - Brasil

Mestre em Educação; doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de
Uberlândia (UFU); professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da área de História da Educação;
membro do Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisas em Gestão da Educação (NUPPEGE) da UFPI.

Geraldo do Nascimento Carvalho, Universidade Federal do Piauí - UFPI - Piauí - Brasil

Mestre em Educação; doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de
Uberlândia (UFU); professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da área de Sociologia da Educação;
membro do Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisas em Gestão da Educação (NUPPEGE) da UFPI.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

FEITOSA, M. da P.; CARVALHO, G. do N. O atendimento educacional especializado no Ensino Superior: elementos para uma reflexão à luz das recentes políticas de inclusão de pessoas com deficiência nas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 431–447, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47525. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial e continuada de profissionais da educação: vieses políticos necessários