Eficiência relativa na gestão dos recursos da educação: uma análise dos cursos de formação inicial e continuada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-05

Palavras-chave:

Eficiência, Recursos públicos, Educação, IFBA

Resumo

Foi analisado a eficiência relativa dos campi do IFBA como principal objetivo desta pesquisa. Além de definir as eficiências em oferecer cursos de formação inicial e continuada (FIC) com os recursos disponíveis e fazer recomendações para a melhoria da eficiência das unidades analisadas. O método de análise empregado é o quantitativo, com o uso da técnica de Análise Envoltória de Dados. Analisa apenas 6 dos campi do IFBA e cria um ranking das eficiências. Os resultados demonstraram a existência de diferenças significativas de eficiência entre as unidades. Apontaram a necessidade do aumento do número de concluintes dos cursos para alcançarem o patamar do campus de Eunápolis que ocupa a fronteira de eficiência.

 

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Biografia do Autor

Fábio Lemos Mota, Universidade Federal da Bahia - UFBA - Bahia - Brasil

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Roberto Brazileiro Paixão, Universidade Federal da Bahia - UFBA - Bahia - Brasil

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Escola de Administração
da UFBA, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu.

Adriana Omena Santos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Doutora em Ciências da Comunicação, professora permanente no Programa de Pós-graduação em Educação e
no Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, Universidade Federal de
Uberlândia (UFU).

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

MOTA, F. L.; PAIXÃO, R. B.; SANTOS, A. O. Eficiência relativa na gestão dos recursos da educação: uma análise dos cursos de formação inicial e continuada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 409–418, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47523. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial e continuada de profissionais da educação: vieses políticos necessários