O PNAIC como Política de Formação Continuada no PI: o que revelam os orientadores de estudo acerca das necessidades formativas de professores alfabetizadores
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-03Palavras-chave:
Políticas, Formação Continuada, Necessidades Formativas, Professores AlfabetizadoresResumo
O artigo discute o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) como política de formação continuada com ênfase nas necessidades formativas de professores alfabetizadores e objetiva apresentar uma análise da criação e implantação do Programa no Piauí. Para tanto adotamos pesquisa bibliográfica e documental sobre o pacto, e a pesquisa narrativa a partir do memorial de formação das experiências, formação e prática pedagógica dos interlocutores da pesquisa. São analisados e discutidos três aspectos: a contextualização do Pnaic no Brasil e a sua gestão no PI, considerando a formação como um espaço de reflexão docente e os dados de aprovação registrados nos dois anos iniciais do programa.
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