A Constituição Federal de 1988 face as emendas constitucionais correlatas à educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-08

Palavras-chave:

Política educacional, Direito à educação, Constituição Federal de 1988, Emendas Constitucionais

Resumo

O artigo busca desvelar as prerrogativas constitucionais destinadas à educação escolar enquanto um direito social, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A previsão da educação enquanto direito social na Constituição Federal de 1988 apresenta-se como inegável avanço no campo das políticas sociais. Os trinta anos de vigência da Constituição Federal foram marcados pela aprovação de diversas Emendas para o campo dos direitos sociais. Nesse contexto, o artigo destaca a aprovação da Emenda Constitucional n. 95 de 2016, dado o caráter de regressão aos direitos sociais que a mesma impõe.

Palavras-chaves: Política educacional. Direito à educação. Constituição Federal de 1988. Emendas Constitucionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marli dos Santos de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - Mato Grosso do Sul - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - Mato Grosso do Sul - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na Faculdade de Educação. Professora Credenciada no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

AMARAL, Nelson Cardoso. PEC 241: a“morte” do PNE (2014-2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 32, n. 3, p. 653 -673 set./dez. 2016.

BRASIL. Palácio do Planalto. Emendas a Constituição. 2018. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/quadro_emc.htm>. Acesso em: 20 de junho de 2018.

BRASIL. Palácio do Planalto. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 19 de junho de 2018.

BRASIL. Palácio do Planalto. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 20 jun. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Sobre o FUNDEB. 2018. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb>. Acesso em: 21 ago. 2018.

CONCEIÇÃO. Sérgio Henrique da. Perspectivas e desafios do Plano Nacional de Educação (PNE-2014-2024) no contexto do financiamento da educação básica. Educação em Revista.V.17. n.17. jan./jun.2016.

CURY, Carlos Roberto Jamil. O princípio da Gestão Democrática na educação: gestão democrática da educação pública. In: BRASIL, Ministério da Educação. Gestão democrática da educação. Boletim 19, outubro 2005. Salto para o Futuro. TV Escola. p.14-19.

FARENZENA, Nalu. Diretrizes da política de financiamento da educação básica brasileira: continuidades e inflexões no ordenamento constitucional legal (1987-1996). 2001. 259 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/1903/000311896.pdf?sequence=1. Acesso em: 03 jul. 2018.

FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Gestão da educação básica em Mato Grosso do Sul nos anos 1990. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. V.24, n.3, p.517-533, set/dez. 2008. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2018.

FORUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO (FNE). 44ª Nota Pública do Fórum Nacional de Educação - PEC241 que inviabiliza as metas do Plano Nacional de Educação. 2015. Disponível em:<http://www.anped.org.br/news/entrevista-com-paulo-sena-pec-241>. Acesso em: 21 jun. 2018.

GOMES, Ciro. Por que o golpe acontece. In: JINKINGS, Ivana; DORIA, Kim; CLETO, Murilo. (Orgs.) Por que gritamos o golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo, SP: Boitempo, 2016.

LÖWI, Michael. Da tragédia à farsa. O golpe de 2016 no Brasil. In: JINKINGS, Ivana; DORIA, Kim; CLETO, Murilo. (Orgs.) Por que gritamos o golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo, SP: Boitempo, 2016.

NOGUEIRA, Octaviano. A Constituição de 1824. 3.ed. Brasília: Senado Federal, 2012. (Coleção Constituições brasileiras).

OLIVEIRA, Rosimar de Fátima. O FUNDEF ao FUNDEB: o processo político de Formulação da emenda constitucional nº 53/2006. Jornal de políticas educacionais. n° 5. Jan. jun. 2009. p. 50–58. Disponível em: <http://www.jpe.ufpr.br/n5_5.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2018.

PINHEIRO, Maria Francisca. O público e o privado na educação: um conflito fora de moda? In: FÁVERO, Osmar. A educação nas constituintes brasileiras: 1823-1988. Campinas, SP: Autores Associados, 1996. (Coleção memória da educação).

SARLET, Ingo Wolfgang. MARINONI, Luiz Guilherme. MITIDIERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional. 6. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2017.

SENA, Paulo. Impactos da PEC 241 no financiamento da educação. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B-XDy1sMnkq5UXhQN3JLemFwUUE/view. Acesso em: 19 jun. 2016.

SOUZA, Celina. Federalismo, Desenho constitucional e instituições federativas no Brasil Pós 1988. Revista de Sociologia e Política. n.24. Curitiba. 2005 (p. 105-121). Disponível em: . Acesso em 14 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

OLIVEIRA, M. dos S. de; FERNANDES, M. D. E. A Constituição Federal de 1988 face as emendas constitucionais correlatas à educação. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 313–327, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47063. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A Constituição Federal 30 anos depois: avanços, intermitências e desafios para as políticas educacionais