Educação do campo: o entrelaçar de saberes no ensino de Ciências e de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-08

Palavras-chave:

Educação do Campo, Ensino de Ciências e de Matemática, Agroecologia

Resumo

O trabalho em tela, de caráter qualitativo, insere-se no âmbito da educação do campo e foi desenvolvido no assentamento Santo Inácio Ranchinho, localizado no município de Campo Florido - MG. Teve como objetivo conhecer as concepções dos sujeitos do campo sobre educação, ensino e escola. Trata-se de uma pesquisa de campo durante a qual foram realizadas visitas ao assentamento, bem como duas entrevistas semiestruturadas com moradores. Como produto gerado a partir do mapeamento inicial, é proposta uma intervenção no processo de ensino-aprendizagem por meio da construção de uma horta agroecológica. Os dados revelaram uma luta destes sujeitos por uma educação no campo que reconheça e valorize sua cultura e seus saberes.

 

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Biografia do Autor

Patrícia Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - Minas Gerais - Brasil

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM)

Diego dos Santos Leon, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - Minas Gerais - Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM)

Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - Minas Gerais - Brasil

Doutor em Educação Escolar (UNESP). Professor do Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias (DECMT), no Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - Minas Gerais - Brasil

Doutor em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru). Professor do Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE).

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

SANTOS, P. F. dos; LEON, D. dos S.; KATO, D. S.; OVIGLI, D. F. B. Educação do campo: o entrelaçar de saberes no ensino de Ciências e de Matemática. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 95–112, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47047. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Educação do Campo