O financiamento da Educação Infantil após 30 anos da Constituição Federal 1988: avanços, contradições e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-06

Palavras-chave:

Financiamento da Educação Infantil, Direito à educação, Contradições

Resumo

Resumo: O texto discute sobre o financiamento da educação infantil após 30 anos da Constituição Federal (CF) de 1988, considerando possíveis avanços, contradições e desafios. Trata-se de uma pesquisa teórica com análise documental. Parte-se do pressuposto de que, para garantir o direito à educação infantil, não basta a criação de dispositivos legais, é imprescindível criar mecanismo de financiamento. O estudo analisa, a partir dos marcos constitucionais, como a educação infantil vai se configurando como etapa educativa e política educacional e qual seu lugar na política de financiamento. Apesar dos avanços promovidos nesses 30 anos da CF/88, o financiamento da educação infantil segue envolto numa contradição entre a garantia do direito e ausência de prioridade legal. É necessário superar a focalização da aplicação dos recursos no ensino fundamental e ampliar os recursos para a educação infantil.

 

 

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Biografia do Autor

Joedson Brito dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Tocantins - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Prática Educativa (Gepppe) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (Neped).

Luiz de Sousa Junior, Universidade Federal da Paraíba - UFPB - Paraíba - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade São Paulo (USP). Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculado ao PPGE/CE/UFPB. Atualmente, é coordenador de programas profissionais da área de Educação da CAPES. Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

SANTOS, J. B. dos; JUNIOR, L. de S. O financiamento da Educação Infantil após 30 anos da Constituição Federal 1988: avanços, contradições e desafios. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 263–288, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47037. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A Constituição Federal 30 anos depois: avanços, intermitências e desafios para as políticas educacionais