Políticas educacionais para a Educação do Campo: uma análise histórica

Autores

  • Klívia de Cássia Silva Nunes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Luiz Bezerra Neto Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n2a2017-09

Palavras-chave:

Educação do Campo, Políticas Educacionais, Contexto histórico

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar discussões concernentes às políticas educacionais para o campo, em seu movimento histórico. O ponto de partida é compreender o significado político e educacional do termo "Educação do Campo", analisado segundo a perspectiva dos argumentos dos defensores do movimento "Por uma Educação do Campo", que se posicionam em defesa de uma educação específica com base em um projeto socialista. Desse modo, como forma de elucidar a política pensada para a educação do campo, apresenta-se uma análise do contexto histórico dos governos a partir de 1990, que se materializa na luta pela reforma agrária e por uma educação específica para o campo que considere a história e os saberes dos camponeses. 

 

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Biografia do Autor

Klívia de Cássia Silva Nunes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

Luiz Bezerra Neto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

2019-02-18

Como Citar

NUNES, K. de C. S.; NETO, L. B. Políticas educacionais para a Educação do Campo: uma análise histórica. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n2a2017-09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46778. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos