Da política pública de educação do campo à prática acadêmica para a formação de professores

Autores

  • Luiz Henrique Magnani Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Minas Gerais - Brasil https://orcid.org/0000-0001-7128-9604
  • Carlos Henrique Silva de Castro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Minas Gerais - Brasil
  • Luiz Otávio Costa Marques Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Minas Gerais - Brasil https://orcid.org/0000-0001-7139-3137

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-06

Palavras-chave:

Políticas públicas, Formação de professores, Educação do Campo, Linguística Aplicada, Letramentos

Resumo

Este artigo discute aspectos da proposta teórico-metodológica da área de línguas da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, com o intuito de contribuir com a reflexão sobre a realidade da implementação, consolidação e manutenção dessa política pública no ensino superior brasileiro. A graduação, instituída em 2013, objetiva formar professores com habilitação em Ciências da Natureza ou Linguagens e Códigos para lecionar nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio de escolas do meio rural. A proposta em pauta resulta de um diálogo entre os pressupostos teóricos da Educação do Campo, que reconfiguram o ensino em escolas que atendem às populações campesinas; da linguística aplicada (LA), de perspectiva interdisciplinar; e de estudos de letramentos, que reconhecem e problematizam os novos usos da linguagem.

 

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Biografia do Autor

Luiz Henrique Magnani, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Minas Gerais - Brasil

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Carlos Henrique Silva de Castro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Minas Gerais - Brasil

Doutor em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPG-CH) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). 

Luiz Otávio Costa Marques, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Minas Gerais - Brasil

Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando  Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). 

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

MAGNANI, L. H.; CASTRO, C. H. S. de; MARQUES, L. O. C. Da política pública de educação do campo à prática acadêmica para a formação de professores. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 58–76, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46397. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Educação do Campo