Avaliação das políticas públicas educacionais na visão das professoras de Educação Infantil uberlandenses

Autores

  • Vanessa Cristina Alvarenga Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-09

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Educação Infantil, Vivências

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a avaliação das professoras de Educação Infantil do município de Uberlândia-MG acerca das políticas públicas educacionais, para tanto buscou-se essa compreensão a partir dos depoimentos das mesmas baseado em suas vivências e concepções acerca da realidade de suas condições de trabalho e o entrelaçamento dessa com a legislação nacional e municipal, e os documentos oficiais municipais. As categorias de análise levantadas pelas professoras foram: salário, mudanças de gestão municipal, avaliação de desempenho, Plano de Carreira. Destaca-se a importância da legislação nacional e municipal na busca por melhores condições de trabalho das professoras da Educação Infantil.

 

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Biografia do Autor

Vanessa Cristina Alvarenga, Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora e coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP).

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Publicado

2019-01-23

Como Citar

ALVARENGA, V. C. Avaliação das políticas públicas educacionais na visão das professoras de Educação Infantil uberlandenses. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46389. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais para a educação infantil: dilemas atuais