O direito à educação infantil e a estruturação de planos de educação: desafios e perspectivas

Autores

  • Menissa Bessa Carrijo Universidade Federal de Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-07

Palavras-chave:

Educação Infantil, Direito, Planos de educação, qualidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o direito à educação infantil e o encadeamento de políticas públicas via planos de educação. Para tanto, parte-se da Constituição Federal (BRASIL, 1988), que garantiu a educação da pequena infância e com qualidade. Entretanto, desde os anos 1990, tem havido uma subtração desse direito. A reforma do Estado, no ideário neoliberal, trouxe graves problemas orçamentários para a educação e abriu o país para o processo de mundialização financeira. Com o Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014), tem-se a possibilidade de ampliar o acesso da população infantil, ainda que com limitações, até mesmo no estado do Tocantins, que estruturou o seu próprio Plano de Educação.

 

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Biografia do Autor

Menissa Bessa Carrijo, Universidade Federal de Tocantins (UFT)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora da Universidade Federal de Tocantins (UFT). 

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Publicado

2019-01-23

Como Citar

CARRIJO, M. B. O direito à educação infantil e a estruturação de planos de educação: desafios e perspectivas. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46385. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais para a educação infantil: dilemas atuais