O contexto de implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Educação Infantil em municípios do interior paulista

Autores

  • Eliza Maria Barbosa Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Júlia Inês Pinheiro Bolota Pimenta Universidade de Araraquara (UNIARA).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-05

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Infantil, Leitura, Escrita

Resumo

O texto aborda a experiência de formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa dirigido aos professores da Educação Infantil. Nossas reflexões dirigem-se pelas especificidades do observado durante as formações deste programa, mas articulam-se com os desafios impostos no âmbito geral das políticas de formação docente, em particular apontando aqueles que se caracterizam no interior dos municípios, contexto em que as ações empreendidas por essas políticas adquirem materialidade e exigem aperfeiçoamento. Reiteramos a necessidade de promover práticas sistemáticas de formação dos professores, indicando-as como meio para atingir os fins da escola, independentemente de seu nível, que é assegurar aos indivíduos suas máximas possibilidades de desenvolvimento.

Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Infantil. Leitura. Escrita.

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Biografia do Autor

Eliza Maria Barbosa, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Júlia Inês Pinheiro Bolota Pimenta, Universidade de Araraquara (UNIARA).

Mestre em Educação Escolar  pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do curso de Pedagogia da Universidade de Araraquara (UNIARA)

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Publicado

2019-01-23

Como Citar

BARBOSA, E. M.; PIMENTA, J. I. P. B. O contexto de implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Educação Infantil em municípios do interior paulista. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46381. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais para a educação infantil: dilemas atuais