O contexto de implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Educação Infantil em municípios do interior paulista
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-05Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Infantil, Leitura, EscritaResumo
O texto aborda a experiência de formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa dirigido aos professores da Educação Infantil. Nossas reflexões dirigem-se pelas especificidades do observado durante as formações deste programa, mas articulam-se com os desafios impostos no âmbito geral das políticas de formação docente, em particular apontando aqueles que se caracterizam no interior dos municípios, contexto em que as ações empreendidas por essas políticas adquirem materialidade e exigem aperfeiçoamento. Reiteramos a necessidade de promover práticas sistemáticas de formação dos professores, indicando-as como meio para atingir os fins da escola, independentemente de seu nível, que é assegurar aos indivíduos suas máximas possibilidades de desenvolvimento.
Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Infantil. Leitura. Escrita.
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