Alunos com altas habilidades/superdotação no ensino fundamental (5º. ao 9°. ano) de uma escola pública mineira: identificação e encaminhamentos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v5n2a2016-45389Palavras-chave:
Educação Especial, Identificação, Altas habilidades/SuperdotaçãoResumo
As escolas de ensino regular devem identificar quem são os seus alunos com altas habilidades/superdotação. Este artigo objetiva identificar quais eram os alunos que se destacavam nas classes de 5º ao 9º ano de uma escola pública mineira, quais os seus indicadores de Altas Habilidades/Superdotação e promover os encaminhamentos/atendimentos. Para isso foi utilizado alguns questionários elaborados por pesquisadores da área e a literatura referente ao conceito de inteligência e superdotação para análise dos dados. Foram encontrados 23 alunos que apresentaram Altas Habilidades/Superdotação em alguns dos indicadores, como, nas áreas lógico-matemática, linguagem, interpessoal e intrapessoal, existencialista e cenestésica. Como encaminhamentos foram propostos: a) realizar um trabalho junto aos familiares; b) observação dos alunos nas salas de aulas; c) atendimentos dos alunos pela equipe escolar; d) formação de grupo de estudo na escola.
Downloads
Métricas
Referências
ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Superdotados: Determinantes, Edu-cação e Ajustamento. 2 ed. São Paulo: EPU, 2001.
BARRETO, C. M. P.; METTRAU, M. B. Altas Habilidades: uma questão escolar. Revista Brasileira Educação Especial, Marília, v.17, n.3, 2011.
BRASIL. Decreto Nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília: MEC/SEESP, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
CHAGAS, J. F.; PINTO, R. R. M; PEREIRA, V. L. P. Modelo de Enriquecimento Escolar. In: FLEITH, D. S. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. v. 2. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
CUPERTINO, C. M. B. Um olhar para as altas habilidades: construindo caminhos. São Paulo: FDE, 2008.
DELPRETTO, B. M. L.; NEGRINI, T.; FREITAS, S. N. A identificação como meio de valorização dos alunos com características de altas habilidades em Santa Maria/RS. 2006. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/jornadaeducacao2006/2006/pdf/artigos/pedagogia/A%20IDENTIFICA%-C3%83+O%20COMO%20MEIO%20DE%20VALORIZA%C3%83+O%20DOS%20ALUNOS%20COM%20CA%C3%A0.pdf>. Acesso em 20 de outubro de 2016.
FLEITH, D. de S. A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/Superdotação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
FLEITH, D. S.; ALENCAR, E. M. L. S. Desenvolvimento de Talentos e Altas Habilidades – Orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FREITAS, S. N.; PÉREZ, S. G. P. B. Altas habilidades/superdotação: atendimento especializado. Marília: ABPEE, 2012.
FREITAS, S. N.; STOBÄUS, C. D. Olhando as altas habilidades/superdotação sob as lentes dos estudos curriculares. Rev. Educ. Espec. 24(41), Santa Maria, p. 483-500, set./dez. 2011. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial>. Acesso em 12/05/2014.
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GARDNER, H. Frames of mind: the theory of multiple intelligences. New York: Basic Books, 1983.
GARDNER, H. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
HOTZ, E. R. T.; LANGBECKER, F. B.; SANTOS, N. N. M. Enriquecimento curricular: práticas educacionais para altas habilidades/superdotação. 2013. Disponível em: <http://conbrasd.org/wp/wp-content/uploads/2013/03/ENRIQUECIMENTO-CURRICULAR-PR%C2%A6TICAS-EDUCACIONAIS--PARA-ALTAS-HABILIDADE-SSUPERDOTA%C3%87%C2%A6O.pdf>. Acesso em 19 de outubro de 2016.
MAIA-PINTO, R. R.; FLEITH, D. de S. Avaliação das práticas educacionais de um programa de atendimento a alunos superdotados e talentosos. Revista de Psicologia Escolar e Educacional, v. 8, 2004.
PEREIRA, M. S. N. Estratégias de Promoção da Criatividade. In: FLEITH, D. S. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. v. 2. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
PÉREZ, S. G. P. B. Da transparência à consciência: uma evolução neces-sária para a inclusão do aluno com altas habilidades/superdotados. In: SEMINÁRIO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTADOS,1.; SEMINÁRIO DE INCLUSÃO DA PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO, 2.; SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 6., setembro, 2002, Vitória/ES. Anais... Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2002.
PURCELL, J. H.; RENZULLI, J. S. Total talent portfolio. Mansfield Center, CT: Creative Learning Press, 1998.
RENZULLI, J. S. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação. Porto Alegre, ano XXVII, n. 1, p. 75-121, jan./abr. 2004. [Tradução de Susana Graciela Pérez Barrera Pérez].
RENZULLI, J.; REIS, S. The schoolwide enrichment model. In: HELLER, K. A. et al. (Orgs.). International handbook of giftedness and talent. 2 ed. Oxford: Elsevier Science. 2000.
SABATELLA, M. L; CUPERTINO, C. M. B. Práticas Educacionais de Atendimento ao Aluno com altas habilidades /superdotação. In: FLEITH, D.S. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Vol. 1: Orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. 2007.
VIRGOLIM, A. M. R. Altas Habilidades/Superdotação: encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Especial, 2007.
VIRGOLIM, A. M. R. Enriquecimento Escolar em Salas de Aula Regular e de Recursos para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação: uma perspectiva inclusiva. In: MEC. SEESP. Ensaios pedagógicos. III Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores – Educação Inclusiva: direito à diversidade. Brasília: MEC/ SEESP, 2006. 146 p.
WINNER, E. Crianças superdotadas: mitos e realidades. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Políticas em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.