Alunos com altas habilidades/superdotação no ensino fundamental (5º. ao 9°. ano) de uma escola pública mineira: identificação e encaminhamentos

Autores

  • Maria Isabel de Araújo Prefeitura Municipal de Uberlândia
  • Priscila Moreira Corrêa-Telles Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU)
  • Lavine Rocha Cardoso Ferreira Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v5n2a2016-45389

Palavras-chave:

Educação Especial, Identificação, Altas habilidades/Superdotação

Resumo

As escolas de ensino regular devem identificar quem são os seus alunos com altas habilidades/superdotação. Este artigo objetiva identificar quais eram os alunos que se destacavam nas classes de 5º ao 9º ano de uma escola pública mineira, quais os seus indicadores de Altas Habilidades/Superdotação e promover os encaminhamentos/atendimentos. Para isso foi utilizado alguns questionários elaborados por pesquisadores da área e a literatura referente ao conceito de inteligência e superdotação para análise dos dados. Foram encontrados 23 alunos que apresentaram Altas Habilidades/Superdotação em alguns dos indicadores, como, nas áreas lógico-matemática, linguagem, interpessoal e intrapessoal, existencialista e cenestésica. Como encaminhamentos foram propostos: a) realizar um trabalho junto aos familiares; b) observação dos alunos nas salas de aulas; c) atendimentos dos alunos pela equipe escolar; d) formação de grupo de estudo na escola.

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Biografia do Autor

Maria Isabel de Araújo, Prefeitura Municipal de Uberlândia

Prefeitura Municipal de Uberlândia, Minas Gerais

Priscila Moreira Corrêa-Telles, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Marília) e Professora de Educação Especial da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. 

Lavine Rocha Cardoso Ferreira, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e Professora de Educação Especial da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

ARAÚJO, M. I. de; CORRÊA-TELLES, P. M.; FERREIRA, L. R. C. Alunos com altas habilidades/superdotação no ensino fundamental (5º. ao 9°. ano) de uma escola pública mineira: identificação e encaminhamentos. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 198–209, 2016. DOI: 10.14393/REPOD-v5n2a2016-45389. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/45389. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos