PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ANÁLISE DA DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL EM ALTAMIRA-PA

Autores

  • Raimundo Sousa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Terezinha Fátima A. Monteiro dos Santos Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Plano de Ações Articuladas, Democratização da gestão, Educação municipal de Altamira

Resumo

Este artigo analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) no processo de democratização da gestão educacional de Altamira-PA. Além de documentos oficiais do município, como o próprio PAR, foram analisados os depoimentos de diferentes sujeitos em torno de elementos fundamentais para uma gestão democrática: Plano Municipal de Educação (PME), Conselho Municipal de Educação (CME), Plano de Cargos e Salários e Provimento do Cargo de Gestores escolares. A pesquisa revelou alguns avanços, como a existência de conselhos gestores, mas principalmente a fragilidade do processo de democratização da gestão, como a ausência de PME, indicação política de gestores escolares, e dificuldades do funcionamento do CME frente às representações do governo.

 

 

 

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Biografia do Autor

Raimundo Sousa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Assistente da Universidade Federal do Pará - Campus Altamira (UFPA). 

Terezinha Fátima A. Monteiro dos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professora Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

 

Referências

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Sousa, R., & Santos, T. F. A. M. dos. (2018). PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ANÁLISE DA DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL EM ALTAMIRA-PA. Revista Educação E Políticas Em Debate, 5(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/44575

Edição

Seção

Artigos