PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: ANÁLISE DA DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL EM ALTAMIRA-PA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v5n1a2016-44575Palavras-chave:
Plano de Ações Articuladas, Democratização da gestão, Educação municipal de AltamiraResumo
Este artigo analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) no processo de democratização da gestão educacional de Altamira-PA. Além de documentos oficiais do município, como o próprio PAR, foram analisados os depoimentos de diferentes sujeitos em torno de elementos fundamentais para uma gestão democrática: Plano Municipal de Educação (PME), Conselho Municipal de Educação (CME), Plano de Cargos e Salários e Provimento do Cargo de Gestores escolares. A pesquisa revelou alguns avanços, como a existência de conselhos gestores, mas principalmente a fragilidade do processo de democratização da gestão, como a ausência de PME, indicação política de gestores escolares, e dificuldades do funcionamento do CME frente às representações do governo.
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