A PRÁTICA DE LEITURA DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO TOCANTINS REORIENTADA PELA "PROVA BRASIL"

Autores

  • Núbia Régia de Almeida Universidade Federal do Tocantins (UFT) / Rede estadual do Tocantins/Brasil
  • Márcio Araújo de Melo Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v5n1a2016-44553

Palavras-chave:

Ensino de leitura, Prova Brasil, Alteração da cultura escolar

Resumo

O objetivo deste artigo é averiguar e discutir se as políticas públicas de avaliações externas, especificamente a da Prova Brasil, podem influenciar o ensino de leitura dos professores de uma escola da rede pública estadual da cidade de Araguaína (TO) e, consequentemente, alterarem a cultura escolar dessa instituição de ensino. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados foram colhidos in loco por meio de observação de aulas e registros dos documentos escolares e também foram realizadas entrevistas com docentes, gestores escolares e da Secretaria Estadual de Educação. Constatou-se que, tanto as políticas de avaliações externas, principalmente a da Prova Brasil, quanto as políticas implantadas para dar suporte as essas avaliações provocaram a equipe escolar no sentido de alterar suas práticas escolares e de ensino de leitura, visando atender ao chamado dessas avaliações, e, por conseguinte, tais mudanças alteraram a cultura escolar da instituição de ensino.

 




 

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Biografia do Autor

Núbia Régia de Almeida, Universidade Federal do Tocantins (UFT) / Rede estadual do Tocantins/Brasil

Doutoranda em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade
Federal do Tocantins (UFT). Professora da Educação Básica da rede estadual do Tocantins/Brasil.

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)


Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal
de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

ALMEIDA, N. R. de; MELO, M. A. de. A PRÁTICA DE LEITURA DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO TOCANTINS REORIENTADA PELA "PROVA BRASIL". Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.14393/REPOD-v5n1a2016-44553. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/44553. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos