GÊNEROS E SEXUALIDADES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À HOMOFOBIA

Autores

  • Deise Azevedo Longaray Universidade Federal do Rio Grande
  • Paula Regina Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Espaços Educativos, Subjetividades, Homofobia

Resumo

O artigo tem como proposta problematizar a produção das subjetividades lésbicas, gays, travestis e transexuais e discutir sobre algumas propostas pedagógicas de enfrentamento à homofobia na escola. O texto foi produzido a partir dos pressupostos teóricos da perspectiva foucaultiana e da teoria Queer.Discorremos sobre o entendimento de norma, anormalidade e normalidade, e discutimos sobre alguns espaços educativos que constituem os sujeitos LGBT, como a escola, a família, a mídia e as instituições religiosas.Apresentamos algumas estratégias de discussão da homofobia no espaço escolar, enfatizando a importância da produção de materiais didático-pedagógicos que contribuam para a minimização do preconceito no ambiente escolar e acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Deise Azevedo Longaray, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação em Ciências.

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Ciências Biológicas. Professora Associada IV do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio
Grande

Referências

BORRILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BUTLER, Judith.Problemas de gênero:feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

EWALD, François. Foucault e a norma. In:EWALD, François (Org.). Foucault, a norma e o direito. Lisboa: Veja, 1993. p. 77-125.

FERNANDES, Felipe Bruno Martins Fernandes. A Agenda anti-homofobia na educação brasileira (2003-2010). 2011. 422p. Tese (Doutorado em Ciências Humanas). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Florianópolis, SC, 2011.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade:curso no Collège de France (1975 – 1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população: curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 36. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o Poder. In:DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul (Org.). Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica.Rio de janeiro: Forense Universitária, 2010.p. 273-295.

HENNING, Paula Corrêa. Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos:produção de saber e moral nas Ciências Humanas. 2008. 282f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2008.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação:uma perspectiva pós-estruturalista. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da Sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes et al(Org.). O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 8-34.

MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pela diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora: UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, 2012.

PERES, Wiliam Siqueira. Cenas de exclusões anunciadas: travestis, transexuais, transgêneros e a escola brasileira. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009. p. 235-264.

PORTOCARRERO, Vera. As ciências da vida: de Ganguilhem a Foucault. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2009.

SPARGO, Tamsin. Foucault y la teoriaqueer.Barcelona: Gedisa Editorial, 2004.

VEIGA-NETO, Alfredo.Foucault e a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

Longaray, D. A., & Ribeiro, P. R. C. (2016). GÊNEROS E SEXUALIDADES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À HOMOFOBIA. Revista Educação E Políticas Em Debate, 4(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34557

Edição

Seção

Artigos