GÊNEROS E SEXUALIDADES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À HOMOFOBIA

Autores

  • Deise Azevedo Longaray Universidade Federal do Rio Grande
  • Paula Regina Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n2a2015-34557

Palavras-chave:

Espaços Educativos, Subjetividades, Homofobia

Resumo

O artigo tem como proposta problematizar a produção das subjetividades lésbicas, gays, travestis e transexuais e discutir sobre algumas propostas pedagógicas de enfrentamento à homofobia na escola. O texto foi produzido a partir dos pressupostos teóricos da perspectiva foucaultiana e da teoria Queer.Discorremos sobre o entendimento de norma, anormalidade e normalidade, e discutimos sobre alguns espaços educativos que constituem os sujeitos LGBT, como a escola, a família, a mídia e as instituições religiosas.Apresentamos algumas estratégias de discussão da homofobia no espaço escolar, enfatizando a importância da produção de materiais didático-pedagógicos que contribuam para a minimização do preconceito no ambiente escolar e acadêmico.

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Biografia do Autor

Deise Azevedo Longaray, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação em Ciências.

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Ciências Biológicas. Professora Associada IV do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio
Grande

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Publicado

2016-05-30

Como Citar

LONGARAY, D. A.; RIBEIRO, P. R. C. GÊNEROS E SEXUALIDADES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À HOMOFOBIA. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/REPOD-v4n2a2015-34557. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34557. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos