DESESTABILIZANDO AS IDEIAS SOBRE DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL EM UMA TURMA DE EJA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Marcos Lopes de Souza UESB
  • Fernanda Figueredo dos Santos UESB
  • Beatriz Rodrigues Lino dos Santos UESB

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n2a2015-34556

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Sexual, LGBTI, Práticas Educativas

Resumo

Este estudo apresenta e analisa os resultados de uma proposta de ensino sobre diversidade de gênero e sexual, realizada em uma turma de EJA do período noturno de uma escola pública municipal de Jequié-BA, desenvolvida durante uma unidade letiva (dois meses) em 2013. Foram discutidos temas como gênero, intersexualidade, universo trans e homofobia por meio de estratégias didáticas participativas e, ao final do trabalho, apesar de algumas resistências, o grupo reconheceu a dificuldade de romper com os processos normativos e os enquadramentos, bem como a relevância do reconhecimento das diferenças e da não reiteração dos processos discriminatórios. A experiência também deslocou a ideia de que o ensino da sexualidade na escola seja inexequível ou não envolvente.

 

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Biografia do Autor

Marcos Lopes de Souza, UESB

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Biológicas UESB, campus de Jequié. Docente do Programa de
Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da UESB

Fernanda Figueredo dos Santos, UESB

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e
Formação de Professores da UESB, campus de Jequié. Licenciada em Ciências Biológicas pela UESB. Bolsista da
FAPESB.

Beatriz Rodrigues Lino dos Santos, UESB

Graduada em Pedagogia UESB, campus de Jequié.

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Publicado

2016-05-30

Como Citar

SOUZA, M. L. de; SANTOS, F. F. dos; SANTOS, B. R. L. dos. DESESTABILIZANDO AS IDEIAS SOBRE DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL EM UMA TURMA DE EJA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/REPOD-v4n2a2015-34556. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34556. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos