PRÁTICAS PEDAGOGICAS DE PROFESSORA TRANS: GENERO E SEXUALIDADES COMO ABORDAGEM POLÍTICO-IDENTITÃRIA NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n2a2015-34553Palavras-chave:
Professoras trans, Educação, Homofobia, Transfobia, TeoriaqueerResumo
Este artigo tem como propósito contextualizar o posicionamento de professoras transem suas práticas pedagógicas, no sentido de identificar a escola como local de direito e de pertencimento daqueles/ as que ultrapassam, transitam e/ou permanecem nas fronteiras do gênero e das sexualidades. Caracterizamos tal posicionamento como indícios de manifestações de uma abordagem político-identitária no cotidiano escolar. Verificamos, nessas manifestações, o desencadeamento de processos de subversão e de abalo de valores, normas e crenças. Na verdade, formas de resistências, intencionais ou não, que desencadearam possibilidades de estruturação de novas formas de ensino e aprendizagem no que se refere à discussão sobre gênero e sexualidades.
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