PRÁTICAS PEDAGOGICAS DE PROFESSORA TRANS: GENERO E SEXUALIDADES COMO ABORDAGEM POL͍TICO-IDENTITÁRIA NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Neil Franco Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Graça Aparecida Cicillini Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n2a2015-34553

Palavras-chave:

Professoras trans, Educação, Homofobia, Transfobia, Teoriaqueer

Resumo

Este artigo tem como propósito contextualizar o posicionamento de professoras transem suas práticas pedagógicas, no sentido de identificar a escola como local de direito e de pertencimento daqueles/ as que ultrapassam, transitam e/ou permanecem nas fronteiras do gênero e das sexualidades. Caracterizamos tal posicionamento como indícios de manifestações de uma abordagem político-identitária no cotidiano escolar. Verificamos, nessas manifestações, o desencadeamento de processos de subversão e de abalo de valores, normas e crenças. Na verdade, formas de resistências, intencionais ou não, que desencadearam possibilidades de estruturação de novas formas de ensino e aprendizagem no que se refere à discussão sobre gênero e sexualidades.

 

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Biografia do Autor

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Ginástica e Arte Corporal da Faculdade de Educação Física e Desportos/UFJF. E-mail: neilfranco01@gmail.co

Graça Aparecida Cicillini, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação. Professora Associada IV da Faculdade de Educação/UFU. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFU. E-mail: gacicillini@gmail.com

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Publicado

2016-05-30

Como Citar

FRANCO, N.; CICILLINI, G. A. PRÁTICAS PEDAGOGICAS DE PROFESSORA TRANS: GENERO E SEXUALIDADES COMO ABORDAGEM POL͍TICO-IDENTITÁRIA NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/REPOD-v4n2a2015-34553. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34553. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos