PROBLEMATIZAÇÕES DE UMA ALUNA ADOLESCENTE, LÉSBICA E NEGRA: ANÚNCIOS PARA PENSAR OUTRAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAS DE CONHECER

Autores

  • Anderson Ferrari UFJF
  • Roney Polato de Castro UFJF

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n2a2015-34496

Palavras-chave:

Homossexualidades, Escola, Subjetivação, Poder/Saber

Resumo

Resumo: A partir da narrativa de uma aluna adolescente, lésbica e negra, o artigo problematiza as relações da escola com as homossexualidades, tendo em vista três aspectos: as homossexualidades como segredo que pode ser mantido em sigilo ou revelado na escola; as implicações da revelação desse segredo para alunas e alunos adolescentes na escola; e algumas das possibilidades de lidar com as demandas das alunas e alunos quando se trata das sexualidades, pensando no acolhimento às experiências e aos saberes construídos por essas alunas e alunos. Pensando na educação como processo de constituição de sujeitos, discutimos de que modos as relações construídas pelas alunas e alunos nos diversos espaços e tempos da escola podem nos dar pistas para anúncios de outras práticas pedagógicas e formas de conhecer. Assumimos, para nossas análises, a perspectiva pós-estruturalista, mais interessados no compartilhamento das problematizações e ênfase na constituição dos sujeitos como relacionada aos discursos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson Ferrari, UFJF

1 Pós-Doutor em Cultura Visual e Educação pela Universidade de Barcelona. Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. E-mail: aferrari13@globo.com

Roney Polato de Castro, UFJF

2 Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. E-mail: polatojf@yahoo.com.br

Referências

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981- 1982). Trad.: Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 1. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

POLLAK, Michael. A homossexualidade masculina, ou a felicidade no gueto? In: ARIÉS, Philippe & BÉJIN, André (Org.). Sexualidades ocidentais – contribuições para a história e para a sociologia da sexualidade. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 54-76.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 5-22, jul./dez. 1990.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

FERRARI, A.; CASTRO, R. P. de. PROBLEMATIZAÇÕES DE UMA ALUNA ADOLESCENTE, LÉSBICA E NEGRA: ANÚNCIOS PARA PENSAR OUTRAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAS DE CONHECER. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/REPOD-v4n2a2015-34496. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34496. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos