"TEMOS UM PROBLEMA EM NOSSA ESCOLA: UM GAROTO AFEMINADO DEMAIS". PEDAGOGIA DO ARMÁRIO E CURRÍCULO EM AÇÃO

Autores

  • Rogério Diniz Junqueira Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n2a2015-34495

Palavras-chave:

Currículo, Cotidiano escolar, Heteronormatividade, Heterosseximo, Homofobia

Resumo

O artigo explora a relação entre currículo e heteronormatividade no cotidiano escolar, ao fazer problematizações a partir de relatos de docentes que evidenciam experiências curriculares imbricadas a processos de (re)produção das normas de gênero e da matriz heterossexual. Apresenta a noção de "pedagogia do armário", entendida como conjunto de práticas, relações de poder, classificações, construções de saberes, sujeitos e diferenças que o currículo empreende e articula sob a égide da heteronormatividade. Considera a heteronormatividade como elemento que atua na estruturação do espaço escolar e das práticas curriculares, produzindo efeitos sobre todas as pessoas.

 

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Biografia do Autor

Rogério Diniz Junqueira, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Doutor em Sociologia das Instituições Jurídicas e Políticas pelas Università Degli Studi di Milano e Macerata.
Integra o quadro permanente de Pesquisadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep).

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Publicado

2016-05-30

Como Citar

JUNQUEIRA, R. D. "TEMOS UM PROBLEMA EM NOSSA ESCOLA: UM GAROTO AFEMINADO DEMAIS". PEDAGOGIA DO ARMÁRIO E CURRÍCULO EM AÇÃO. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/REPOD-v4n2a2015-34495. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34495. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos