O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A BUSCA PELA QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA

Autores

  • Maria Alice de Miranda Aranda Universidade Fedaral de Grandes Dourados
  • Franciele Ribeiro Lima Universidade Federal de Grandes Dourados

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n2a2014-30281

Resumo

Resumo: O artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre o Plano Nacional de Educação 2014-2024, apreendendo o tema da qualidade da educação, com vistas a incitar discussões sobre a possibilidade de concretização de uma qualidade socialmente referenciada. Metodologicamente está fundamentado na perspectiva dialética, pautado pela pesquisa bibliográfica e documental. Depreende-se que a qualidade na educação não está imune a entendimentos dúbios, incertos, imprecisos, servindo a interesses vários. É preciso buscar compreendê-la em relação à totalidade das relações sociais, com base em uma concepção "histórico-social". Por este caminho é possível visualizar possibilidades de um projeto de sociedade, de educação e de ser humano sustentado por uma qualidade socialmente referenciada.

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

DE MIRANDA ARANDA, M. A.; RIBEIRO LIMA, F. O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A BUSCA PELA QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v3n2a2014-30281. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30281. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O financiamento da educação e a qualidade do ensino: desafios para o novo Plano Nacional de Educação