METODOLOGIA DE ANÁLISE DA DINÂMICA DE ÁREA E VOLUME INUNDÁVEL: O EXEMPLO DA VÁRZEA DO LAGO GRANDE DE CURUAI
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta uma metodologia para processamento e utilização de dados batimétricos de alta resolução, coletados com o ecobatimetro - Lowrance- modelo 480M, em áreas inundáveis da planície do rio Amazonas. Imagens TM/Landsat foram utilizadas como suporte ao planejamento e execução do levantamento batimétrico. Um conjunto de 4600 km lineares de transectos gerados durante o levantamento, foi submetido a uma seqüência semi-automática de processamento, e o resultado integrado a uma base de dados georreferenciada. Um modelo de elevação digital com resolução horizontal de 15 metros e resolução vertical de 1 centímetro foi gerado para a planície. A dinâmica de área inundada e de volume de água armazenado na planície foi avaliada a partir destes dados. Modelos de regressão para estimativa de área inundada e de volume armazenado na planície, a partir no nível de água, foram construídos. Os resultados deste trabalho mostraram que a informação de nível de água e área inundada mapeada a partir de imagens são um bom "proxy" para a estimativa do volume de água armazenado na planície do Lago Grande de Curuai.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
BARBOSA, C. C. F.; NOVO, E. M. L. de M.; MELACK, J. M.; FREITAS, R. M. de; FILHO, W. P. METODOLOGIA DE ANÁLISE DA DINÂMICA DE ÁREA E VOLUME INUNDÁVEL: O EXEMPLO DA VÁRZEA DO LAGO GRANDE DE CURUAI. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 58, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv58n3-44906. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44906. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").