MODELOS PARA A REPRESENTAÇÃO DE DADOS ESPAÇO ESPAÇOTEMPORAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A modelagem de dados espaço-temporal consiste em um importante ponto na busca pela incorporação da variável tempo em sistemas de informação geográfica (SIG). Quanto mais próximo um modelo de dados espaço-temporal estiver de nossos próprios conceitos de espaço e tempo, com mais facilidade e rapidez o conhecimento espaço-temporal poderá ser representado em meio computacional. A partir do final da década de 1980, vários modelos de dados espaço-temporais que incorporam a dimensão temporal em SIG vêm sendo propostos. O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir alguns desses modelos. Inicialmente, os modelos de dados espaço-temporais são apresentados em ordem cronológica. Em seguida, esses modelos são classificados de acordo com o tipo de abordagem característica em: 1) retratos sequenciais; 2) composição espaço-temporal; 3) estado inicial com emendas; 4) modelos com base em evento ou no tempo; 5) modelos com base em objeto, entidade, identidade, processo ou atividade; 6) abordagem combinada/ integrada; 7) modelos orientados a eventos. Por fim, são apresentadas as principais características, vantagens e desvantagens de cada um dos modelos. Conclui-se com uma análise da eficiência das principais abordagens apresentadas com relação ao acesso e à manipulação dos dados.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SCHAFER, A. G.; NOGUEIRA, R. E. MODELOS PARA A REPRESENTAÇÃO DE DADOS ESPAÇO ESPAÇOTEMPORAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n1-44790. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44790. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").