AVALIAÇÃO DE CÂMARA DE PEQUENO FORMATO TRANSPORTADA POR VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO PARA USO EM AEROLEVANTAMENTOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) vêm sendo, nos últimos anos, empregados para finalidades diversas. A categoria microVANT, para utilização em aerolevantamentos, requer sensores leves e de baixo custo. No entanto,para assegurar qualidade posicional torna necessário analisar as potencialidades das tecnologias citadas. Este trabalho analisa aerolevantamentos com microVANT em diferentes áreas, utilizando diferentes configurações na coleta de dados, estimativa de parâmetros de orientação interior e aplicação de testes estatísticos para avaliar tendência e precisão dos resultados finais. Com a análise estatística dos resultados, foi verificada variação significativa nas precisões em diferentes experimentos realizados. Por outro lado, foi possível sugerir que a utilização de microVANT e câmera de pequeno formato para a realização de aerolevantamentos é viável do ponto de vista posicional.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MAROTTA, G. S.; FERREIRA, A. M. R.; ROIG, H. L.; DE ALMEIRA, T. AVALIAÇÃO DE CÂMARA DE PEQUENO FORMATO TRANSPORTADA POR VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO PARA USO EM AEROLEVANTAMENTOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 3, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n3-44652. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44652. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").