MODELAGEM DINÂMICA DA MUDANÇA DO USO E COBERTURA DO SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL A PARTIR DE IMAGENS MODIS E UM MODELO DE SUB-REGIÕES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Alterações ocorridas na paisagem natural devido ao desenvolvimento de atividades antrópicas como urbanização, expansão agrícola e desmatamento sobre uma bacia hidrográï¬ca, exercem influência nos processos referentes ao ciclo hidrológico. Com isso, o presente estudo destinou-se a entender as mudanças no uso e cobertura do solo, sobretudo em áreas de floresta, gerando uma projeção futura para a bacia hidrográï¬ca do rio Paraíba do Sul, importante manancial para o abastecimento de água de municípios dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A simulação da mudança no uso e cobertura do solo foi realizada para o período de 2013 a 2023, através de um modelo de subregiões no Dinâmica EGO. Como sub-regiões foi utilizado o mapa das sub-bacias, da área em estudo, e os mapas de uso e ocupação do solo utilizados foram os do produto MODIS Land Cover Type 1. Após a simulação foram avaliadas as alterações das áreas do uso do solo por sub-bacias para cada ano do período de 2001 a 2023.Os resultados obtidos mostraram que as maiores taxas de transições, em geral, foram dadas pela perda de floresta para pasto e agricultura. Destacou-se também o resultado das bacias dos rios Pomba e Muriaé por possuírem, respectivamente, as maiores áreas de pasto em comparação com as outras sub-bacias e que a curva da área desta classe é crescente de 2001 a 2023. Concluiu-se que o desempenho do modelo de sub-regiões utilizado foi satisfatório e que as análises construídas, neste estudo, podem auxiliar no planejamento e na gestão dos recursos hídricos, na região da bacia do Rio Paraíba do Sul.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ANDRADE, M. P. de; RIBEIRO, C. B. de M.; LIMA, R. N. de S. MODELAGEM DINÂMICA DA MUDANÇA DO USO E COBERTURA DO SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL A PARTIR DE IMAGENS MODIS E UM MODELO DE SUB-REGIÕES. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 5, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n5-44429. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44429. Acesso em: 27 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").