MODELAGEM PARAMÉTRICA DA PAISAGEM URBANA E CADASTRO 3D UTILIZANDO DADOS LiDAR: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo apresenta discussões conceituais sobre o que representa a gestão da paisagem urbana contemporânea, sobretudo em momento em que a questão volumétrica é a tônica do mercado de investimentos e transformações territoriais. Apresenta discussões sobre o papel da representação tridimensional, da visualização, e da educação cidadã para compreensão da gestão da paisagem coletiva. Discute alguns princípios e instrumentos do Estatuto da Cidade no que se refere à participação cidadã e à negociação de estoques volumétricos. Propõe processo metodológico para atender às demandas abordadas, através do emprego de dados de laser scanner (LiDAR - Light Detection And Ranging); de visualização tridimensional de estoques volumétricos; de comparações volumétricas para análise de autorizações de outorgas de ampliação de volumes construídos; e, finalmente, da estruturação de regras lógicas para a simulação em tempo real de resultados de parâmetros urbanísticos, com o uso de aplicativos ArcGIS e CityEngine. Apresenta estudo de caso com vistas a ilustrar os procedimentos propostos. Conclui discutindo os desafios enfrentados pelo trabalho e suas possíveis ampliações.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FONSECA, B. M.; MOURA, A. C. M.; RIBAS, R. P.; CARVALHO, G. A.; CASAGRANDE, P. B. MODELAGEM PARAMÉTRICA DA PAISAGEM URBANA E CADASTRO 3D UTILIZANDO DADOS LiDAR: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 8, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n8-44380. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44380. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").