COMPARAÇÃO DE MODELOS DE CORREÇÃO ATMOSFÉRICA PARA IMAGEM WORLDVIEW-2
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Imagens obtidas remotamente no espectro solar são afetadas pela atmosfera devido ao espalhamento e absorção, conduzindo a problemas na extração de informações da superfície da Terra a partir destas imagens. A correção atmosférica por modelos de transferência radiativa é uma forma de eliminar ou pelo menos minimizar esses problemas. O objetivo deste trabalho é avaliar a correção atmosférica da imagem obtida pelo sensor multiespectral a bordo do satélite WorldView-2 através do método DOS, do modelo AtmCor4WV2 adaptado do modelo 6S e do módulo ATCOR2. Dados da função de resposta e de calibração do sensor foram implementados nos modelos AtmCor4WV2 e ATCOR2 e uma imagem multiespectral foi corrigida para os efeitos da atmosfera. A correção atmosférica pelo Atmcor4WV2, ATCOR2 e DOS foi avaliada comparando-se a imagem sem correção com a corrigida e através de amostras de três alvos diferentes e comparando-se a reflectância da superfície com a reflectância aparente (reflectância a nível satélite). Os resultados mostraram que os valores de reflectância calculados pelo módulo ATCOR2 foram superestimados quando a reflectância aparente era alta. O método DOS e o Atmcor4WV2 apresentaram resultados com curvas espectrais que se assemelham à assinatura espectral de cada alvo. Concluiu-se que a correção atmosférica é necessária, especialmente quando as imagens serão usadas para estimar parâmetros de superfície que estão relacionados com as características espectrais dos alvos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SANTOS, T. C. C. dos; ANTUNES, M. A. H.; SEOANE, J. C. S.; SOUSA, G. M. de. COMPARAÇÃO DE MODELOS DE CORREÇÃO ATMOSFÉRICA PARA IMAGEM WORLDVIEW-2. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 2, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n2-44013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44013. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").