DETERMINAÇÃO AUTOMÁTICA DA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DE UM RESERVATÓRIO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Fatores como o crescimento populacional, o processo intensivo de urbanização, a expansão da fronteira agrícola e a implantação de indústrias de grande porte, são apontadas como responsáveis pelo aumento na demanda de água. Muitas vezes para atender as demandas hídricas ao longo do tempo, garantindo fornecimento seguro e continuado, depara-se com a necessidade de retenção e armazenamento da água. Em geral, os reservatórios são formados por barragens implantadas nos cursos d'água. Suas características físicas, em especial a capacidade de armazenamento, dependem das características topográficas do vale no qual está inserido. Tal fato aumenta a complexidade da definição dos parâmetros de alagamento (área e volume), importantes variáveis no gerenciamento global dos reservatórios. Este artigo tem como objetivo o desenvolvimento de um módulo para determinação automática da capacidade de armazenamento de um reservatório com uso de Sistema de Informação Geográfica. Realizou-se simulação de uma barragem na sub-bacia do ribeirão São Bartolomeu e determinou-se a capacidade de armazenamento do reservatório. O resultado da simulação apresentou um volume de 165.814.688 m3 e área de 7.306.352 m². Este módulo constitui-se em importante ferramenta para dar suporte às análises e aquisição de parâmetros, bem como à gestão e tomadas de decisão em recursos hídricos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MACHADO, K. J.; CALIJURI, M. L.; RIBEIRO, C. A. A. S.; SANTOS, R. S. dos; FRANCO, G. B. DETERMINAÇÃO AUTOMÁTICA DA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DE UM RESERVATÓRIO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n0-43704. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43704. Acesso em: 11 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").