CARACTERIZAÇÃO DE UNIDADES GEO-BOTÂNICAS DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ (MG) ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE IMAGENS ÓPTICAS E MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho mapeia a cobertura vegetal do Parque Nacional da Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil e relaciona a distribuição da vegetação à ocorrência das variáveis geomorfométricas locais: altitude, declividade, orientação de vertentes, curvatura vertical e curvatura horizontal, de forma a prover documentação de apoio à implementação de estratégias de manejo deste Parque. Dados e técnicas de sensoriamento remoto foram utilizados para obter informações sobre a área, como as imagens ópticas TM/Landsat; mapas digitais, modelo digital de elevação e variáveis geomorfométricas obtidos através do TOPODATA, e foram complementadas através de trabalho de campo. O mapeamento da cobertura vegetal gerado para a área obteve qualidade boa de acordo com os valores obtidos para o índice Kappa (0,4929) e para a Exatidão Global (0,6233). Através de estudo populacional das variáveis ambientais na região chegou-se à caracterização da influência de variáveis geomorfológicas na distribuição da vegetação (unidades geo-botânicas). A metodologia desenvolvida neste trabalho foi bastante promissora na elucidação dos padrões de distribuição de variáveis ambientais deste Parque.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PELOSO, B. D. de A.; SHIMABUKURO, Y. E. CARACTERIZAÇÃO DE UNIDADES GEO-BOTÂNICAS DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ (MG) ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE IMAGENS ÓPTICAS E MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n1-43671. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43671. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").