DETERMINAÇÃO DO DESVIO DA VERTICAL

Conteúdo do artigo principal

Maria Aparecida Zehnpfennig Zanetti
Silvio Rogério Correia de Freitas
Luis Augusto Koenig Veiga

Resumo

Neste trabalho mostra-se a definição e o modelo do Problema Procrustes simples que permite o cálculo das componentes do desvio da vertical através de medidas do posicionamento relativo GPS e medidas de direções de uma estação base para estações alvo. São confrontados resultados obtidos na realização de base de referência terrestre via integração GPS/LPS com aqueles obtidos pelas técnicas da Topografia com Sistemas Topográficos Locais (STL) de acordo com as Normas Brasileiras vigentes. Concluiu-se que a potencialidade de uso do denominado "Problema Procrustes simples" é questionável, na medida em que depende da geometria da rede onde se efetiva a análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ZANETTI, M. A. Z.; FREITAS, S. R. C. de; VEIGA, L. A. K. DETERMINAÇÃO DO DESVIO DA VERTICAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 60, n. 4, 2009. DOI: 10.14393/rbcv60n4-44858. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44858. Acesso em: 20 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Aparecida Zehnpfennig Zanetti, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1982) mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1986) e doutorado em Ciências Geodésicas pela Universiadade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professora adjunto II e coordenadora do Curso de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal do Paraná.

Silvio Rogério Correia de Freitas, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas Professor Titular do Departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná, completando em 01/03/2011 40 anos de exercício de magistério. Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1980) e doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (1993).

Luis Augusto Koenig Veiga, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2000). Professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Trabalha na área de Ciências Geodésicas, com ênfase em Geodésia aplicada a Engenharia, Geodésia Geométrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Geodésia, Automação Topográfica, Levantamento Topográfico, Posicionamento GPS e Topografia. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Cnpq.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>