GESTÃO DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E CADASTRAL NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Mariane Alves Dal Santo
Cleice Edinara Hubner
Francisco Henrique de Oliveira

Resumo

Hodiernamente a demanda por informação geografia e cadastral de qualidade e de fácil acesso é crescente no Brasil e seu uso tem forte relação com os processos de tomada de decisão, principalmente para solucionar problemas sociais, urbanos e ambientais, visando o desenvolvimento sustentável. Contudo, na prática frente à grande demanda de uso, a gestão eficiente de informações geográficas e cadastrais sob o foco da multifinalidade e do compartilhamento, pouco se concretiza no Brasil. Este problema decorre principalmente devido à ausência de uniformidade de cultura e política organizacional quanto à gestão e padronização de informações geográficas e cadastrais em todas as suas instâncias. Este trabalho, prima pelo estudo e caracterização das iniciativas de gestão da informação geográfica e cadastral no cenário internacional, no intuito de situar o Brasil na temática e evidenciar os problemas decorrentes da iniciação tardia do país nos processos de padronização da informação geográfica e cadastral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DAL SANTO, M. A.; HUBNER, C. E.; DE OLIVEIRA, F. H. GESTÃO DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E CADASTRAL NO BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 2, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44674. Acesso em: 8 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mariane Alves Dal Santo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora assciada do Departamento de Geografia de Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Cleice Edinara Hubner, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Francisco Henrique de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professor assciado do Departamento de Geografia de Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.