GESTÃO DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E CADASTRAL NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Hodiernamente a demanda por informação geografia e cadastral de qualidade e de fácil acesso é crescente no Brasil e seu uso tem forte relação com os processos de tomada de decisão, principalmente para solucionar problemas sociais, urbanos e ambientais, visando o desenvolvimento sustentável. Contudo, na prática frente à grande demanda de uso, a gestão eficiente de informações geográficas e cadastrais sob o foco da multifinalidade e do compartilhamento, pouco se concretiza no Brasil. Este problema decorre principalmente devido à ausência de uniformidade de cultura e política organizacional quanto à gestão e padronização de informações geográficas e cadastrais em todas as suas instâncias. Este trabalho, prima pelo estudo e caracterização das iniciativas de gestão da informação geográfica e cadastral no cenário internacional, no intuito de situar o Brasil na temática e evidenciar os problemas decorrentes da iniciação tardia do país nos processos de padronização da informação geográfica e cadastral.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
DAL SANTO, Mariane Alves; HUBNER, Cleice Edinara; DE OLIVEIRA, Francisco Henrique. GESTÃO DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E CADASTRAL NO BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n2-44674. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44674. Acesso em: 18 abr. 2025.