GESTÃO DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E CADASTRAL NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Hodiernamente a demanda por informação geografia e cadastral de qualidade e de fácil acesso é crescente no Brasil e seu uso tem forte relação com os processos de tomada de decisão, principalmente para solucionar problemas sociais, urbanos e ambientais, visando o desenvolvimento sustentável. Contudo, na prática frente à grande demanda de uso, a gestão eficiente de informações geográficas e cadastrais sob o foco da multifinalidade e do compartilhamento, pouco se concretiza no Brasil. Este problema decorre principalmente devido à ausência de uniformidade de cultura e política organizacional quanto à gestão e padronização de informações geográficas e cadastrais em todas as suas instâncias. Este trabalho, prima pelo estudo e caracterização das iniciativas de gestão da informação geográfica e cadastral no cenário internacional, no intuito de situar o Brasil na temática e evidenciar os problemas decorrentes da iniciação tardia do país nos processos de padronização da informação geográfica e cadastral.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DAL SANTO, M. A.; HUBNER, C. E.; DE OLIVEIRA, F. H. GESTÃO DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E CADASTRAL NO BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n2-44674. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44674. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").