RISCOS GEOTÉCNICOS E VULNERABILIDADES: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO GRADE REGULAR ESTATÍSTICA EM UMA ZONA COSTEIRA DO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Allan Yu Iwama
Maria do Carmo Dias Bueno
Álvaro de Oliveira D'Antona
Mateus Batistella

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de analisar as situações de risco e de vulnerabilidade em uma parte da zona costeira brasileira: porção do estado de São Paulo. Para esta análise, partiu-se de uma abordagem utilizando uma grade regular definida em 250 m para áreas urbanas e 1000 m em áreas rurais para agregar variáveis do Censo Demográfico de 2010 (por exemplo: idade, renda, sexo, entre outros). Operações de análises espaciais foram realizadas em um Sistema de Informação Geográfica (SIG), junto com variáveis de riscos geotécnicos associados aos processos do meio físico: escorregamentos, inundações e recalques do solo. Os resultados, por células regulares, indicaram que a tendência de: pessoas mais idosas (> 60 anos) se concentrarem em áreas mais próximas da faixa costeira (caso de Santos, por exemplo); concentração de pessoas com renda inferior a 2 salários mínimos em áreas de alto risco de escorregamentos, inundação ou recalques do solo; estudos prospectivos devem ser investigados para analisar a sobreposição de pessoas de baixa renda e da cor negra ou parda em áreas com potenciais riscos à inundação ou àqueles relacionados à proximidade da linha costeira; a aplicação da grade regular sobre os riscos geotécnicos pode ser um grande potencial para as análises ambientais e no contexto de mudanças climáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
IWAMA, A. Y.; BUENO, M. do C. D.; D’ANTONA, Álvaro de O.; BATISTELLA, M. RISCOS GEOTÉCNICOS E VULNERABILIDADES: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO GRADE REGULAR ESTATÍSTICA EM UMA ZONA COSTEIRA DO BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 5, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n5-44433. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44433. Acesso em: 5 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Allan Yu Iwama, Université Paul Valéry (Montpellier III)

Engenharia Ambiental

Maria do Carmo Dias Bueno, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Geoprocessamento e Informações Geográficas Estatísticas

Álvaro de Oliveira D'Antona, Faculdade de Ciências Aplicadas

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Mateus Batistella, Embrapa Monitoramento por Satélite - CNPM

Centro Nacional de Pesquisa e Monitoramento Por Satélite - Embrapa