INFLUÊNCIA DA ESTIMATIVA DO GRADIENTE HORIZONTAL TROPOSFÉRICO NA QUALIDADE DO POSICIONAMENTO GNSS DE ALTA ACURÁCIA

Conteúdo do artigo principal

Paulo Sérgio de Oliveira Junior
João Francisco Galera Monico
Luiz Fernando Sapucci

Resumo

Para ï¬ns de posicionamento pelo GNSS (Global Navigation Satellite Systems), a atmosfera pode ser dividida em duas camadas principais; a troposfera e a ionosfera. Tais camadas provocam diversos efeitos e interagem de formas distintas com os sinais GNSS. A troposfera se estende da superfície terrestre até ~50 km de altitude. Um de seus principais efeitos é o atraso troposférico. No processamento de dados GNSS, estima-se o ZTD (Zenith Tropospheric Delay), o qual é subdividido em duas componentes, hidrostática e úmida. Funções de mapeamento são empregadas para mapear o atraso troposférico da direção satélite-receptor para a zenital. No que concerne à assimetria azimutal existe a possibilidade de estimar os chamados gradientes horizontal troposféricos. Nesse trabalho objetiva-se investigar as vantagens da inserção desse parâmetro no posicionamento GNSS de alta acurácia no modo relativo para linhas de base longa. Considera-se diferentes condições atmosféricas existentes no Brasil em períodos de alta e baixa umidade do ar. Pôde-se constatar que a adoção de gradientes horizontais permite alcançar melhorias de até 3,6 mm na repetibilidade da posição 3D, o que é relevante para aplicações como o monitoramento de deslocamentos de estruturas, onde a acurácia necessária é da ordem de poucos milímetros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DE OLIVEIRA JUNIOR, P. S.; MONICO, J. F. G.; SAPUCCI, L. F. INFLUÊNCIA DA ESTIMATIVA DO GRADIENTE HORIZONTAL TROPOSFÉRICO NA QUALIDADE DO POSICIONAMENTO GNSS DE ALTA ACURÁCIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 2, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n2-44019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44019. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paulo Sérgio de Oliveira Junior, Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Estadual Paulista

Cartografia, Geodésia Espacial.

João Francisco Galera Monico, Departamento de Cartografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Estadual Paulista

Cartografia, Geodésia Espacial.

Luiz Fernando Sapucci, CPTEC/INPE: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Rod. Pres. Dutra, s/n - Zona Rural, Cachoeira Paulista - SP, 12630-000, Brasil.

Meterologia, Geodésia Espacial.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2