Aquela travessia durou só um instantezinho enorme

seguindo na busca por compreensões das pesquisas em educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-71090

Palavras-chave:

Grupo de Trabalho, ANPEd, Educação Popular, Processos, 40 anos

Resumo

Este artigo, de natureza teórica e ensaística, tem como objetivo investigar a produção científica dos últimos 21 anos nos Anais das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), especificamente do Grupo de Trabalho 06 – Educação Popular. Para tanto, garimpamos palavras geradoras presentes nessas publicações e buscamos apreender como essa práxis educativa vem alicerçando a cosmovisão do grupo por meio das pesquisas e práticas que a sustenta. A metodologia se assentou em estudo qualitativo, descritivo e analítico por meio do Estado da Arte. Para a coleta de dados utilizamos o aplicativo Voyant tools. O corpus teórico consiste em 48 resumos expandidos e 223 trabalhos completos, com a participação de 245 autoras e 93 autores. A análise dos dados foi realizada tomando as dez palavras geradoras mais frequentes nessas publicações e articulando-as com referencial específico. Os resultados indicam que a Educação Popular que emerge das pesquisas do GT06 é biófila e majoritariamente freiriana, feminina e feminista. Ademais, a EP foi para a escola! Os processos de pesquisa e ação sedimentam caminhos com os grupos sociais periféricos com quem são investigadas práticas na educação escolar/não escolar, na saúde e na cultura, mediatizadas pelo mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Oliveira de Vasconcelos, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (Brasil) em cotutela com a Universidade de Salamanca (Espanha); estágio pós-doutoral na Universidade Federal de São Carlos e na Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, Brasil; professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, Santa Catarina, Brasil.

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: formação docente para a Educação Básica – Mestrado e Doutorado Profissional, ambos da Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Referências

AZIBEIRO, N. E. Qual o jeito do GT06? Uma incursão em busca de pistas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., 2004, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPed, 2004. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/qual-o-jeito-do-gt-06-uma-incursao-em-busca-de-pistas. Acesso em: 18 set. 2023.

BATISTA, M. S. X. Educação Popular em movimentos sociais: construção coletiva de concepções e práticas educativas emancipatórias. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2005, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPed, 2005. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/educacao-popular-em-movimentos-sociais-construcao-coletiva-de-concepcoes-e-praticas. Acesso em: 18 set. 2023.

BELLO, A.; ESTÉBANEZ, M. E. Uma equação desequilibrada: aumentar a participação das mulheres na STEM na LAC. Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), 2022. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/policypapers-cilac-gender-pt.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.

BRANDÃO, C. R. O que é a educação? Goiânia: Espaço, 2020.

BRANDÃO, C. R. A educação como cultura. Memórias dos anos sessenta. Horiz. antropol., Porto Alegre, v. 23, n. 49, 2017. DOI 10.1590/S0104-71832017000300014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/JXKXLMzzHtJCsDBJ74gqndF/?lang=pt. Acesso em: 18 set. 2023.

BRANDÃO, C. R. A educação como cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BRANDÃO, C. R. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In: BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. (org.). Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida: Ideias & Letras, 2006. p. 21-54.

BRANDÃO, C. R.; BORGES, M. C. Criar com o outro: o educador do diálogo. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 7, n. 1, 2009. DOI 10.14393/REP-2008-20096. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20096. Acesso em: 18 set. 2023.

BRAYNER, F. H. A. Homens e mulheres de palavra: sobre o diálogo. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., 2007, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPed, 2007. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/homens-e-mulheres-de-palavra-sobre-o-dialogo. Acesso em: 18 set. 2023.

CORDEIRO, D. Q. R. A mulher e a docência: histórias de militância. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPed, 2013. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/mulher-e-docencia-historias-de-militancia. Acesso em: 18 set. 2023.

ESTEBAN, M. T. Diálogos sobre formação docente para a formação de uma escola pública popular. Série-Estudos, Campo Grande, v. 24, n. 52, p. 171-192, set./dez. 2019. DOI 10.20435/serie-estudos.v20i52.1355. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1355. Acesso em: 18 set. 2023.

ESTEBAN, M. T. Educação popular: desafio à democratização da escola pública. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 71, p. 9-17, jan./abr. 2007. DOI 10.1590/S0101-32622007000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/nfzYTnD5HPLQLsrvk3zCk4G/?lang=pt. Acesso em: 18 set. 2023.

ESTEBAN, M. T.; TAVARES, M. T. G. Educação Popular e a escola pública: antigas questões e novos horizontes. In: STRECK, D.; ESTEBAN, M. T. Educação Popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 293-307.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. DOI 10.1590/S0101-73302002000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?lang=pt. Acesso em: 18 set. 2023.

FLEURI, R. Apresentação GT06 educação popular. 1999. Disponível em: https://www.anped.org.br/grupos-de-trabalho/gt06-educa%C3%A7%C3%A3o-popular. Acesso em: 14 set. 2023.

FLEURI, R. M.; COSTA, M. V. Travessia: questões e perspectivas emergentes na pesquisa em educação popular. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.

FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av., São Paulo, v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001. DOI 10.1590/S0103-40142001000200013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/QvgY7SD7XHW9gbW54RKWHcL/?lang=pt. Acesso em: 18 set. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 4. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

FREIRE, P. Política e educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época v. 23).

GUIMARÃES ROSA, J. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

JARA, O. H. A educação popular latino-americana: história e fundamentos éticos, políticos e pedagógicos. São Paulo: Ação Educativa; CEAAL; ENFOC, 2020.

NÓBREGA, S. M.; THERRIEN, J. Trabalhos científicos e o estado da questão. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, p. 5–16, 2004. DOI: 10.18222/eae153020042148. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2148. Acesso em: 18 set. 2023.

PAVAN, R. A contribuição de Paulo Freire para a Educação Popular: uma análise do GT de Educação Popular da ANPEd. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31., 2008, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPed, 2008. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/contribuicao-de-paulo-freire-para-educacao-popular-uma-analise-do-gt-de-educacao. Acesso em: 18 set. 2023.

PEDROSA, J. I. S. Educação Popular no Ministério da Saúde: identificando espaços e referências. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. p. 13- 18. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_educacao_popular_saude_p1.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.

PONTUAL, P. C.; DELGADO MACHADO, M. A. A atualidade do pensamento de Paulo Freire para reinventar as práticas de formação política no âmbito da educação popular. Práxis Educativa, Ponta

Grossa, v. 16, p. 1–20, 2021. DOI 10.5212/PraxEduc.v.16.16623.058. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16623. Acesso em: 8 maio 2023.

SOUZA, T. Z.; NOVAIS, G. S. A resistência propositiva popular nos contextos escolares e não escolares. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 40., 2021, Belém. Anais [...] Belém: ANPed, 2021. Disponível em: http://anais.anped.org.br/p/40reuniao/trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=31. Acesso em: 18 set. 2023.

SOUZA, T. Z.; VASCONCELOS, V. O. Negando a negação: arquivos e memórias sobre a presença negra em Uberaba/MG. Curitiba: Appris, 2019.

STRECK, D. R. Uma pedagogia em movimento: os movimentos sociais na obra de Paulo Freire. In: MAFRA, Jason et al. (org.). Globalização, educação e movimentos sociais: 40 anos da Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora L, 2009. p. 63-72.

TAVARES, M. T. G. (Re)pensando o Vozes da Educação em São Gonçalo: desafios contemporâneos para a formação de professores(as) em periferias urbanas. In: TAVARES, M. T. G.; BRAGANÇA, I. F. S. Vozes da educação 20 anos: memórias, políticas e formação docente. Niterói: Intertexto, 2016. p. 75-98.

VASCONCELOS, E. M. Educação popular: instrumento de gestão participativa dos serviços de saúde. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. p. 18-30.

VASCONCELOS, V. O. Diálogos às margens: reinventando a educação popular em contextos de trabalho comunitário e pesquisa. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisa em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 195-212.

VASCONCELOS, V. O.; BRANDÃO, C. R. 50 anos da Pedagogia do Oprimido: reflexões sobre (re)existência no Brasil e na América Latina. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 294-313, 2018. DOI 10.12957/riae.2018.38029. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/38029. Acesso em: 18 set. 2023.

WALSH, C. Pedagogías decoloniales caminando y preguntando. Notas a Paulo Freire desde Abya Yala. Revista Entramados: Educación Y Sociedad, n. 1, p. 17-31, 2014. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/entramados/article/view/1075. Acesso em: 18 set. 2023.

ZITKOSKI, J. J. Educação popular e movimentos sociais na América Latina: o desafio da participação cidadã Educação, Santa Maria, v. 42, n. 1, p. 73-84, 2017. DOI 10.5902/1984644420447. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/20447. Acesso em: 18 set. 2023.

Downloads

Publicado

18-10-2023

Como Citar

VASCONCELOS, V. O. de; SOUZA, T. Z. de. Aquela travessia durou só um instantezinho enorme: seguindo na busca por compreensões das pesquisas em educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 10–30, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-71090. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71090. Acesso em: 18 nov. 2024.