Educação e(m) Unidades de Conservação

luta por direitos e direito à luta

Autores

  • Diógenes Valdanha Neto Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Dulce Consuelo Andreatta Whitaker Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Campus Araraquara, e Universidade de Araraquara
  • Valéria Oliveira de Vasconcelos Centro Universitário Salesiano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-art04

Palavras-chave:

Reservas Extrativistas, Amazônia, Ideologia, Educação Popular, Escola

Resumo

A complexidade do bioma amazônico combinada com alguns dilemas da educação escolar e desafios à  gestão territorial participativa são temas entrelaçados neste estudo. O objetivo central foi o de compreender o que dizem moradores da Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, Rondônia sobre sua educação. A pesquisa apoiou-se no método etnográfico e foi desenvolvida com moradores locais. Os dados revelam que as práticas educativas são pautadas no trabalho cotidiano em íntima ligação com a natureza. A escola é vista como fonte do conhecimento legitimado socialmente, e apartada dos modos de vida tradicionais. É concebida como caminho para a sobrevivência em meio à coerção urbanocêntrica do sistema econômico. Discutem-se os dados em relação à necessidade de ação conjunta entre a gestão ambiental e educacional para que a conservação ecológica possa ser harmonizada à valorização cultural.

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Biografia do Autor

Diógenes Valdanha Neto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutorando em Educação na Universidade de São Paulo, Brasil; professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, campus de Uberaba, Minas Gerais

Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Campus Araraquara, e Universidade de Araraquara

Pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Oxford, Inglaterra; professora voluntária e pesquisadora na Universidade Estadual Paulista

Valéria Oliveira de Vasconcelos, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Pós-doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana

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Publicado

03-10-2018

Como Citar

NETO, D. V.; WHITAKER, D. C. A.; VASCONCELOS, V. O. de . Educação e(m) Unidades de Conservação : luta por direitos e direito à luta. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 51–67, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n22018-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/41518. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais