Na trama das experiências educativas e formativas emancipatórias
o risco do bordado da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão Popular em Escolas de Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-67082Palavras-chave:
Processos Educativos, Educação Popular, Projetos de IntervençãoResumo
Este texto apresenta narrativas refletidas sobre a criação e implementação da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica (RECEPE), em tempos de pandemia de Covid-19. Ele revela sinais das tramas de experiências educativas, formativas e coletivas dos encontros com profissionais da Rede de Educação Básica e de outros espaços formativos no movimento permanente de construção e desenvolvimento da referida Rede, no âmbito do município de Uberlândia-MG. Assim, em termos estruturais, o texto está organizado em três seções: a primeira retoma as narrativas de profissionais da educação básica cooperados da RECEPE, bem como o contexto de produção dessas narrativas, acompanhado das evidências da potencialidade da escuta interessada. A segunda traz as experiências anteriores à criação da RECEPE, e a terceira apresenta narrativas refletivas sobre ela. Por último, é preciso considerar que o trabalho no âmbito da RECEPE é colaborativo-solidário, que prima pela perspectiva de pesquisa militante, de extensão popular e ensino problematizador, pautando a elaboração e implementação de projetos interventivos de ensino, pesquisa e extensão que estejam em diálogo com os pressupostos da Educação Popular, em defesa de uma educação transformadora.
Downloads
Referências
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano: compaixão pela Terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRANDÃO, C. R. Lutar com a palavra: escritos sobre o trabalho do educador. 2. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
BRANDÃO, C. R. Vocação de criar: anotações sobre a cultura e as culturas populares. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 138, p. 715-746, set./dez. 2009. Doi: 10.1590/S0100-15742009000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/Ffs6C5NZSw7hMkkhbFm6Pbc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 set. 2022.
CRUZ, P. J. S. C. Extensão popular: a reinvenção da universidade. In: VASCONCELOS, E. M.; CRUZ, P J. S. C. (org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: Editora da UFPB, 2011.
CRUZ, P. J. S. C. Extensão popular: situando a extensão universitária orientada pela educação popular. In: CRUZ, P. J. S. C. et al. Extensão popular: caminhos em construção. João Pessoa: CCTA, 2017.
CRUZ, P. J. S. C. Extensão popular: um jeito diferente de conduzir o trabalho social da Universidade. In: CRUZ, P. J. S. C. (org.). Educação popular na universidade. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
FREIRE, P. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.
HOLLIDAY, O. J. Paradigma e métodos de produção de conhecimento na educação popular freireana: a contribuição da sistematização de experiências. In: SCHÖNARDIE, P. A.; ULRICH, C. B.; ANDRIOLI, L. Â. (org.). Educação popular: epistemologias, diálogos e saberes. Foz do Iguaçu: CLAEC e-Books, p. 18-29, 2022.
MAGALHÃES, S. M. O. Entrevista - Maria Isabel da Cunha: Diálogos sobre a Pesquisa Colaborativa e em Rede: “o desafio de construir uma caminhada coletiva”. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 29, p. e001, 2022. Doi: 10.14393/ER-v29a2022-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/64650. Acesso em: 10 set. 2022.
NOVAIS, G. S.; NOVAIS, E. S As rodas de conversa, Uberlândia, 6 f. Mimeo, 2009.
SOUZA, T. Z. de. A extensão popular e a produção do conhecimento conversitário. Cad. Pesq., São Luís, v. 26, n. 2, p. 237-256, abr./jun., 2019. Doi: 10.18764/2178-2229.v26n2p237-256 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11895. Acesso em: 10 set. 2022.
SOUZA, T. Z. de; NOVAIS, G. S. N. Colonialismo e colonialidade na educação: da denúncia ao anúncio da resistência propositiva popular. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, p. 527-550, jan./abr. 2021. Doi: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p527-550. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente-consulta/index.php/debateseducacao/article/view/10544. Acesso em: 10 set. 2022.
SOUZA, T. Z. de; VASCONCELOS, V. O. de. Educação popular e extensão popular: militância, práxis e experiência. In: SOUZA, T. Z. de; NOVAIS, G. S. (org.). Universidade e educação básica: ensino, pesquisa e extensão em defesa de uma educação transformadora. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021. p. 63-85.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tiago Zanquêta de Souza, Gercina Santana Novais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.