Festival Interdisciplinar de Educação, Cultura e Arte do Vale do Salitre (EDUCARTE)

"Pelas margens brotam as vozes do Salitre"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-66296

Palavras-chave:

Letramento, Literatura, Interdisciplinaridade, Extensão rural

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever as práticas educativas interdisciplinares desenvolvidas por educadores e educandos de uma escola municipal de uma comunidade rural de Juazeiro-BA, no projeto Interdisciplinar de Cultura e Arte. O projeto foi desenvolvido com base na temática do livro paradidático Os Miseráveis (1862) de Victor Hugo. Assim, esta pesquisa trata de um estudo qualitativo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência sobre o Festival Interdisciplinar de Educação, Cultura e Arte do Vale do Salitre (EDUCARTE). Durante a execução das atividades elencadas, os discentes, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, vivenciaram momentos lúdicos de leitura a partir dos temas que foram desenvolvidos em sala de aula e extracurriculares. Como resultado, identificou-se a construção de estratégias de letramento literário a partir da interação de todos os envolvidos na busca pelo conhecimento através dos ensinamentos que a obra em estudo possibilitou aos envolvidos no projeto.

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Biografia do Autor

Maíra dos Santos Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda em Extensão Rural na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Bahia, Brasil; professora na rede municipal de educação de Juazeiro, Bahia, Brasil.

Agismar de Souza Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialista em Docência em Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Bahia, Brasil; professor da rede municipal de educação de Juazeiro, Bahia, Brasil.

Etienne Alves Santana dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialista em História Afro Brasileira pela Universidade Federal do Paraná, Brasil; professora na rede municipal de educação de Juazeiro, Bahia, Brasil.

Reginaldo Pereira dos Santos Junior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; estágio pós-doutoral em Educação na Universidade do Minho, Portugal; professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Juazeiro, Bahia, Brasil; líder do Núcleo de Extensão Serra da Capivara e membro do Grupo de Pesquisa Sobre Educação em Espaços não Escolares (GESENE).

Vanderlei Souza Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Juazeiro, Bahia, Brasil.

Michelle Christini Araújo Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, Brasil;  professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Petrolina, Pernambuco, Brasil; vice-líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCO).

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Publicado

30-12-2022 — Atualizado em 30-12-2022

Versões

Como Citar

SILVA, M. dos S.; SANTOS, A. de S.; SANTOS, E. A. S. dos; SANTOS JUNIOR, R. P. dos; CARVALHO, V. S.; VIEIRA, M. C. A. Festival Interdisciplinar de Educação, Cultura e Arte do Vale do Salitre (EDUCARTE): "Pelas margens brotam as vozes do Salitre". Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 302–315, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-66296. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66296. Acesso em: 5 nov. 2024.

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