Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia

engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-62009

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação do campo, Desenvolvimento sustentável

Resumo

O objetivo deste trabalho foi relatar as práticas educativas ambientais desenvolvidas por educadores e educandos da Sala Avançada D. Pedro II, na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia, e seus resultados para o desenvolvimento da educação na rede municipal de ensino. Este relato foi desenvolvido a partir de um estudo de caráter descritivo, tendo como participantes discentes de classes multisseriadas dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa a fim de conhecer, sob a ótica da educação ambiental, as ações dos indivíduos ou grupos em seu próprio ambiente e contexto social. A abordagem qualitativa foi utilizada com o intuito de obter uma maior compreensão da comunidade e a existência dessas práticas educativas relacionadas à educação ambiental como um instrumento de emancipação dos sujeitos. Como resultado, identificou-se que os discentes e a comunidade perceberam o poder das ações realizadas de forma coletiva e construíram novos conhecimentos. Contudo, a promoção de práticas relacionadas à educação ambiental deve ser exercida por todos, pois a temática envolve toda a sociedade e transcende o espaço escolar. Sendo assim, torna-se necessário difundir essas boas práticas por todos os lugares, para que os objetivos sejam atingidos coletivamente.

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Biografia do Autor

  • Adriana de Sá Passos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestranda em Extensão Rural na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil; professora na educação básica da rede estadual de ensino da Bahia e da rede municipal de Sento-Sé, Bahia, Brasil.

  • René Geraldo Cordeiro Silva Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil; professor titular da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.

  • Michelle Christini Araújo Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, Brasil;  professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil; vice-líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCO/UNIVASF).

  • Braz José do Nascimento Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

  • Alineaurea Florentino Silva, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Emprapa Semiárido, Pernambuco, Brasil.

  • Kedma Magalhães Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutora em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidad Rovira i Virgili, Espanha; professora adjunta na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCO/UNIVASF).

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Publicado

29-04-2022

Como Citar

SANTOS, Adriana de Sá Passos; SILVA JÚNIOR, René Geraldo Cordeiro; VIEIRA, Michelle Christini Araújo; NASCIMENTO JÚNIOR, Braz José do; SILVA, Alineaurea Florentino; LIMA, Kedma Magalhães. Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 346–355, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-62009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62009. Acesso em: 17 abr. 2025.

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