Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia

engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-62009

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação do campo, Desenvolvimento sustentável

Resumo

O objetivo deste trabalho foi relatar as práticas educativas ambientais desenvolvidas por educadores e educandos da Sala Avançada D. Pedro II, na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia, e seus resultados para o desenvolvimento da educação na rede municipal de ensino. Este relato foi desenvolvido a partir de um estudo de caráter descritivo, tendo como participantes discentes de classes multisseriadas dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa a fim de conhecer, sob a ótica da educação ambiental, as ações dos indivíduos ou grupos em seu próprio ambiente e contexto social. A abordagem qualitativa foi utilizada com o intuito de obter uma maior compreensão da comunidade e a existência dessas práticas educativas relacionadas à educação ambiental como um instrumento de emancipação dos sujeitos. Como resultado, identificou-se que os discentes e a comunidade perceberam o poder das ações realizadas de forma coletiva e construíram novos conhecimentos. Contudo, a promoção de práticas relacionadas à educação ambiental deve ser exercida por todos, pois a temática envolve toda a sociedade e transcende o espaço escolar. Sendo assim, torna-se necessário difundir essas boas práticas por todos os lugares, para que os objetivos sejam atingidos coletivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana de Sá Passos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda em Extensão Rural na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil; professora na educação básica da rede estadual de ensino da Bahia e da rede municipal de Sento-Sé, Bahia, Brasil.

René Geraldo Cordeiro Silva Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil; professor titular da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Michelle Christini Araújo Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, Brasil;  professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil; vice-líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCO/UNIVASF).

Braz José do Nascimento Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Alineaurea Florentino Silva, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Emprapa Semiárido, Pernambuco, Brasil.

Kedma Magalhães Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidad Rovira i Virgili, Espanha; professora adjunta na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCO/UNIVASF).

Referências

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

COELHO, O. A. M.; MELO, J. S.; ARAUJO, M. L. F. Diagnóstico socioambiental na escola pública como indicador de problemas e sonhos de jovens do ensino médio. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 64., 2012, São Luís. Anais [...]. São Luíz: UFMA, 2012. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/64ra/resumos/resumos/2323.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.

DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos & Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019. Doi: 10.12957/epp.2019.43015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/43015/29726. Acesso em: 10 jun. 2021.

GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GHIRALDELLI JÚNIOR, P. História da educação brasileira. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

KOLYNIAK FILHO, C. Teoria, prática e reflexão na formação do profissional em educação física. In: SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 5., 1996, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Motriz, 1996. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6544. Acesso em: 15 jun. 2021.

LIN, C.; ZHOU, S. L.; WU, S. H. Using hyperspectral reflectance to detect different soil erosion status in the Subtropical Hilly Region of Southern China: a case study of Changting, Fujian Province. Environment Earth Science, California, p. 1.661-1.670, 2013. Doi: 10.1007/s12665-013-2253-y. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12665-013-2253-y. Acesso em: 10 jun. 2021.

MANEIA, A.; CARMO, W.; KROHLING, A. Meio ambiente e cidadania: uma perspectiva sobre o desenvolvimento sustentável. REGET, Santa Maria, v. 18, n. 1, p. 220-227, 2014. Doi: 10.5902/2236117011261. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/viewFile/11261/pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

OLIVEIRA, A. P.; SILVA, R. P. Percepção e sensibilização ambiental de educadores de uma creche municipal localizada no município de Cuiabá-MT. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental, Palhoça, v. 4, n. 2, p. 273-291, 2015. Doi: 10.19177/rgsa.v4e22015273-291. Disponível em: https://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/2317. Acesso em: 10 jun. 2021.

PINTO, R. A. C. G. A educação ambiental e a formação do educador crítico: estudo de caso em uma escola da rede pública. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica, Campinas, 2006. Disponível em: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/571. Acesso em: 15 jun. 2021.

RODRIGUES, R. M. A história, autores e atores: compreensão do mundo, educação e cidadania. Fortaleza: Editora da UFC, 2013.

RUSCHEINSKY, A. (org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002

Downloads

Publicado

29-04-2022

Como Citar

SANTOS, A. de S. P.; SILVA JÚNIOR, R. G. C.; VIEIRA, M. C. A.; NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. do; SILVA, A. F.; LIMA, K. M. Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 346–355, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-62009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62009. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)