Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia

engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-62009

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação do campo, Desenvolvimento sustentável

Resumo

O objetivo deste trabalho foi relatar as práticas educativas ambientais desenvolvidas por educadores e educandos da Sala Avançada D. Pedro II, na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia, e seus resultados para o desenvolvimento da educação na rede municipal de ensino. Este relato foi desenvolvido a partir de um estudo de caráter descritivo, tendo como participantes discentes de classes multisseriadas dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa a fim de conhecer, sob a ótica da educação ambiental, as ações dos indivíduos ou grupos em seu próprio ambiente e contexto social. A abordagem qualitativa foi utilizada com o intuito de obter uma maior compreensão da comunidade e a existência dessas práticas educativas relacionadas à educação ambiental como um instrumento de emancipação dos sujeitos. Como resultado, identificou-se que os discentes e a comunidade perceberam o poder das ações realizadas de forma coletiva e construíram novos conhecimentos. Contudo, a promoção de práticas relacionadas à educação ambiental deve ser exercida por todos, pois a temática envolve toda a sociedade e transcende o espaço escolar. Sendo assim, torna-se necessário difundir essas boas práticas por todos os lugares, para que os objetivos sejam atingidos coletivamente.

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Biografia do Autor

Adriana de Sá Passos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda em Extensão Rural na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil; professora na educação básica da rede estadual de ensino da Bahia e da rede municipal de Sento-Sé, Bahia, Brasil.

René Geraldo Cordeiro Silva Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil; professor titular da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Michelle Christini Araújo Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, Brasil;  professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil; vice-líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCO/UNIVASF).

Braz José do Nascimento Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Alineaurea Florentino Silva, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Emprapa Semiárido, Pernambuco, Brasil.

Kedma Magalhães Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidad Rovira i Virgili, Espanha; professora adjunta na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCO/UNIVASF).

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Publicado

29-04-2022

Como Citar

SANTOS, A. de S. P.; SILVA JÚNIOR, R. G. C.; VIEIRA, M. C. A.; NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. do; SILVA, A. F.; LIMA, K. M. Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 346–355, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-62009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62009. Acesso em: 22 jul. 2024.

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