Esta é uma versão desatualizada publicada em 30-12-2022. Leia a versão mais recente.

Festival Interdisciplinar de Educação, Cultura e Arte do Vale do Salitre (EDUCARTE)

"Pelas margens brotam as vozes do Salitre"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-66296

Palavras-chave:

Letramento, Literatura, Interdisciplinaridade, Extensão rural

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever as práticas educativas interdisciplinares desenvolvidas por educadores e educandos de uma escola municipal de uma comunidade rural de Juazeiro-BA, no projeto Interdisciplinar de Cultura e Arte. O projeto foi desenvolvido com base na temática do livro paradidático Os Miseráveis (1862) de Victor Hugo. Assim, esta pesquisa trata de um estudo qualitativo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência sobre o Festival Interdisciplinar de Educação, Cultura e Arte do Vale do Salitre (EDUCARTE). Durante a execução das atividades elencadas, os discentes, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, vivenciaram momentos lúdicos de leitura a partir dos temas que foram desenvolvidos em sala de aula e extracurriculares. Como resultado, identificou-se a construção de estratégias de letramento literário a partir da interação de todos os envolvidos na busca pelo conhecimento através dos ensinamentos que a obra em estudo possibilitou aos envolvidos no projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra dos Santos Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda em Extensão Rural na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Bahia, Brasil; professora na rede municipal de educação de Juazeiro, Bahia, Brasil.

Agismar de Souza Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialista em Docência em Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Bahia, Brasil; professor da rede municipal de educação de Juazeiro, Bahia, Brasil.

Etienne Alves Santana dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialista em História Afro Brasileira pela Universidade Federal do Paraná, Brasil; professora na rede municipal de educação de Juazeiro, Bahia, Brasil.

Reginaldo Pereira dos Santos Junior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; estágio pós-doutoral em Educação na Universidade do Minho, Portugal; professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Juazeiro, Bahia, Brasil; líder do Núcleo de Extensão Serra da Capivara e membro do Grupo de Pesquisa Sobre Educação em Espaços não Escolares (GESENE).

Vanderlei Souza Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Juazeiro, Bahia, Brasil.

Michelle Christini Araújo Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, Brasil;  professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Petrolina, Pernambuco, Brasil; vice-líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCO).

Referências

BARBOSA, A. G. Fanzines: autoralidade e expressividade na produção textual de crianças: Cajueiro, Aracaju, v. 2, n. 2, p. 275-345, maio/nov. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/Cajueiro/article/view/14738. Acesso em: 20 jun. 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=26.,da%20economia%20e%20da%20clientela. Acesso em: 3 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Brasília, 1997.

FILHO, M. S. M. Entre o passado e o presente, a afirmação da memória como direito fundamental. 2013. 260 f. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/14161. Acesso em 14 maio 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GAZZOLA, C.M. Gêneros discursivos na escola e tópicos de gramática funcional do português. Educação, Gestão e Sociedade, Jandira, ano 7, n. 25. 2017. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509163812.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.

GERALDI, J. W. (org). O texto na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997.

GONÇALVES, E. L. Opara: formação histórica e social do submédio São Francisco. Petrolina: Franciscana, 1997. Disponível em: https://doceru.com/doc/ex8v08s. Acesso em: 20 jun. 2022.

LAJOLO. M. Leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

SANTOS, A. T.; MIRANDA, E. F. Educação do rural versus educação do campo: paradigmas e controvérsias. In: SEMINÁRIO NACIONAL, 5.; SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAL, 2., Anais [...]. Vitória da Conquista: UESB, 2017. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/229303899.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.

SANTOS, S. G.; REIS, M. S. Práticas de letramento na educação do campo: o programa escola da terra em Alagoas. Pontos de Interrogação, Algoinhas, v. 7, n. 2, p. 57-74, jul.-dez. 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.30620/p.i..v7i2.4495. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo2239736-pr%C3%A1ticas-de-letramentos-na-educa%C3%A7%C3%A3o-do-campo-o-programa-escola-da-terra-em-alagoas. Acesso em: 3 nov. 2022.

SILVA, E. T. Elementos da pedagogia da leitura. 3. ed. São Paulo: Fontes, 2002.

SILVA, E. T. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, J. G.; SILVA, M. S.; SOUZA, A. A. O olhar pedagógico sobre os marcos históricos de luta no Vale do Salitre – Juazeiro-BA. In: SANTOS, R. R. O. (org.). Olhares inter-transdisciplinares: em ecologias, sociedade e educação. Juazeiro: Oxente, 2019. P. 4-16. Disponível em: https://1library.org/document/zx5j6894-olhar-pedag%C3%B3gico-sobre-marcos-hist%C3%B3rias-luta-vale-salitre.html. Acesso em: 4 nov. 2022.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SOUSA, J. G.; PINHO, M. J. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade como fundamentos na ação pedagógica: aproximações teórico-conceituais. Signos. Lajeado, v. 38, n. 2, dez. 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1606. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1606. Acesso em: 20 jun. 2022.

VICTOR H. Os miseráveis. Tradução e adaptação de Walcyr Carrasco. Ilustrações de Marcos Guilherme. São Paulo: FTD, 2001. (Coleção literatura em minha casa, v. 4).

Publicado

30-12-2022

Versões

Como Citar

SILVA, M. dos S.; SANTOS, A. de S.; SANTOS, E. A. S. dos; SANTOS JUNIOR, R. P. dos; CARVALHO, V. S.; VIEIRA, M. C. A. Festival Interdisciplinar de Educação, Cultura e Arte do Vale do Salitre (EDUCARTE): "Pelas margens brotam as vozes do Salitre". Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 302–315, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-66296. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66296. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)