Culturas, resistências e educação do campo
diálogos a partir da obra de Milton Nascimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73745Palabras clave:
Culturas, Resistências, Educação do campo, Música, Milton NascimentoResumen
Este artigo tem por objetivo discutir e tensionar as culturas, as resistências e a educação do campo estabelecendo diálogos a partir da obra de Milton Nascimento. Reconhecemos, neste contexto, a música como um instrumento facilitador, tensionador e negociador no processo educativo, pois permite o aprendizado a partir do ouvir de maneira ativa e reflexiva, desenvolvendo a sensibilidade para os sons, a melodia, a afetividade, além de estimular o desenvolvimento da capacidade de reconhecer movimentos de identidade cultural, ontológicas e sociais presentes nas letras das músicas. Assim, analisaremos algumas letras de músicas da obra de Milton Nascimento, buscando refletir acerca das características relacionadas às culturas, às resistências e a educação do campo, de modo a evidenciar o pulsar da vida e os ensinamentos dos sujeitos campesinos, das lutas deles em processos de resistências, bem como do contexto e dos direitos da Educação do Campo, que trazem a questão do viver a vida em toda a sua plenitude e boniteza.
Descargas
Citas
ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2011.
ASSIS, S. G. Encarando os desafios da vida: uma conversa com adolescentes. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; ENSP/CLAVES; CNPq, 2005.
ASSIS, S. G.; PESCE, R. P.; AVANCI, J. Q. Resiliência: enfatizando a proteção dos adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.
BEZERRA, P. Polifonia. In: BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2016. p. 191-200.
FRAZÃO, D. Biografia de Milton Nascimento. 2024. Disponível em: https://www.ebiografia.com/milton_nascimento. Acesso em: 20 fev. 2024.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Parecer CNE/CEB n° 36/2001. Aprovas as Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Brasília: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11989-pceb036-01-pdf&category_slug=novembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 maio 2024.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 maio 2024.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 15 maio 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 3 dez. 2023.
FORNET-BETANCOURT, R. Interculturalidade: crítica, diálogo e perspectiva. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004.
FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 2000.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1996.
GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS, 1., 1994, Brasília. Anais [...] Brasília: Ministério da Educação, 1994. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/60b90f87-e2ec-44d3-8c2a-2d5555706aaa/Pressupostos%20do%20projeto%20pedag%C3%B3gico%20%281994%29.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
GHEDIN, E. (org.). Educação do campo: epistemologias e práticas. São Paulo: Cortez, 2012.
GIROUX, H. A. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias da reprodução. Petrópolis: Vozes, 1986.
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GIROUX, H. A. Escola crítica e política cultural. Tradução de Dagmar Zibas. 3. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1992.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
NASCIMENTO, M. Caçador de mim. Canal Ren Summers. Youtube, 2010. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Se9XYKHQi3Y. Acesso em: 12 fev. 2023.
NASCIMENTO, M. Coração de estudante. Canal Milton Nascimento. Youtube, 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mhquwqxt6WE. Acesso em: 12 fev. 2023.
NASCIMENTO, M. Maria, Maria. Canal Milton Nascimento. Youtube, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=87k6eyF2vow. Acesso em: 12 fev. 2023.
NASCIMENTO, M.; HOLANDA, C. B. Cio da terra. Canal Moacir Silveira. Youtube, 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sB2uIJBzzsU. Acesso em: 12 fev. 2023.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Eduardo Carlos Souza Cunha, Erineu Foerste, Adriano Ramos de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.