Diferentes expressões da prática extensionista orientada pelo referencial da concepção freiriana de educação popular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-67196

Palabras clave:

Extensão universitária, Educação popular, Paulo Freire, Extensão popular, Conversidade

Resumen

As atividades extensionistas configuram um amplo e variado universo que revela a coexistência de uma série diversificada de concepções, práticas e intencionalidades em sua concretização. Nesse multifacetado cenário da extensão universitária, há um conjunto de iniciativas que pautam suas ações com base nos aportes teórico-metodológicos e ético-políticos da concepção freiriana de educação popular, tendo como princípio fundante a valorização das diferentes formas de saberes e no seu horizonte contribuir com práticas e processos emancipatórios e de transformação social. Diante disso, no presente ensaio, caracteriza-se duas concepções, que mesmo possuindo suas particularidades, são complementares e manifestam contribuições significativas para a ressignificação e reorientação das ações de extensão sob um ponto de vista dialógico, problematizador e crítico-propositivo. Nessa acepção, delineia-se a concepção da extensão popular, a qual afirma-se como trabalho social útil que se orienta com base nos pressupostos da educação popular e, em seguida, apresenta-se o conceito de Conversidade, que designa o processo de construção compartilhada do conhecimento e da ação social que se dá a partir da relação entre a universidade e os movimentos sociais populares.

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Biografía del autor/a

Renan Soares de Araújo, Escola de Saúde Pública da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; apoiador institucional da Escola de Saúde Pública da Paraíba, Brasil; integrante do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR).

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Publicado

2022-11-05

Cómo citar

ARAÚJO, R. S. de. Diferentes expressões da prática extensionista orientada pelo referencial da concepção freiriana de educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 65–86, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-67196. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67196. Acesso em: 22 jul. 2024.