A educação popular perante a questão das drogas

uma incursão no tema e um marco conceitual

Autores

  • Ivonaldo Leite Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art01

Palavras-chave:

Educação popular, Drogas, Políticas, Sociedade

Resumo

Este trabalho decorre de uma pesquisa de pós-doutorado mais ampla. Ele tem como objetivo desenvolver uma análise no sentido de apresentar uma perspectiva de abordagem sobre as drogas a partir da educação popular. Para atingir esse propósito, metodologicamente, apoia-se em dois pressupostos: 1) uma revisão da literatura em língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa; 2) a base teórica que foi utilizada na fundamentação de um estudo sobre a implementação da política uruguaia de descriminalização da Cannabis. Alguns dos seus resultados são, por exemplo, 1) a abordagem da educação popular sobre as drogas requer um escrutínio sócio-histórico delas no contexto da relação sociedade e desvio social; 2) a educação popular demanda uma mudança discursiva na forma de se referir às pessoas que usam drogas, na perspectiva de superar a linguagem estigmatizada; 3) o trabalho socioeducativo no âmbito das ações de redução de danos, sob a educação popular, implica conhecimentos interdisciplinares. Dentre as conclusões, afirma-se que o estudo das drogas necessita ser situado analiticamente no plano social, e não na esfera dos fatores individuais, que tendem a definir o seu uso como uma patologia estritamente pessoal.

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Biografia do Autor

Ivonaldo Leite, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutorado em Sociologia; Professor da Universidade Federal da Paraíba, no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE); Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Cultruas (GEPEDUSC)/UFPB-CNPq.

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Publicado

15-01-2019

Como Citar

LEITE, I. A educação popular perante a questão das drogas : uma incursão no tema e um marco conceitual. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 10–27, 2019. DOI: 10.14393/rep-v17n32018-art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/43120. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais