O lugar e o fazer do apoiador institucional no Sistema Único de Saúde
o ponto de vista da experiência paraibana
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-72591Palavras-chave:
Apoio Institucional, Mediação Pedagógica, Educação Popular, Sistema Único de SaúdeResumo
Este ensaio tem como objetivo refletir sobre o papel do apoiador institucional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na caracterização de “fazer” dele e na diferenciação entre as dimensões “educativa” e “pedagógica” da sua atuação, vinculado à Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES/PB). Trata-se de um texto prático-teórico-reflexivo, fundamentado na prática no território e diálogo com diferentes autores que abordam a temática do Apoio Institucional e da Educação Popular. O “agir pedagógico e educativo” do apoiador institucional se caracteriza pela mediação de processos, pela promoção do diálogo e da participação social, pela construção de conhecimentos coletivos e pela busca de soluções para os problemas do SUS. A Educação Popular se apresenta como um referencial teórico-metodológico importante para o desenvolvimento de um “agir pedagógico” transformador e emancipatório. Por fim, conclui-se que o apoiador institucional não ocupa e nem deveria se restringir a ocupar um “não-lugar” ou um “entre-lugar”, e sim que o “agir pedagógico e educativo” do apoiador deveria constituir-se em seu lugar na estrutura do SUS e, se este ainda não existe, deveria ser construído/instituído.
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