Diálogos de saberes: encontros e interações na pesquisa sobre o mundo rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT195375258

Palavras-chave:

Carlos Rodrigues Brandão, Pesquisa Participante, trabalho de campo, mundo rural

Resumo

A ideia de construir este dossiê temático sobre "Trabalho de Campo e a Pesquisa Participante: a contribuição de Carlos Rodrigues Brandão" surgiu ainda durante a sua vida no início de 2023. O objetivo foi de publicizar investigações empíricas e/ou teóricas que refletissem sobre a importância desse pensador contemporâneo nas diferentes experiências realizadas no campo. Carlos Rodrigues Brandão foi professor, autor, poeta, escritor, pesquisador e atuou na fronteira entre a Antropologia, a Geografia, a Pesquisa Participante, a Etnografia e a Educação Popular. Sua obra acadêmica, as etnografias realizadas e publicadas, os projetos de pesquisas em diversas regiões do Brasil junto as comunidades tradicionais rurais, as muitas orientações de mestrado e doutorado em diversas universidades do Brasil e fora dele, os escritos e pesquisas de campo tem sido fundamentais para os estudos rurais no Brasil e na América Latina.  Além das considerações iniciais apresentadas pelos organizadores sobre a trajetória e contribuição acadêmica de Brandão, a Edição em sua homenagem reúne outros 10 artigos e 3 relatos de experiências, estudos desenvolvidos por uma variedade de professores, mestres, doutores e estudantes, oriundos de diferentes áreas das Ciências Humanas e Sociais, todos destacando a importância de conduzir a pesquisa com princípios éticos, cuidado, descrição detalhada e um profundo senso de responsabilidade na relação entre pesquisador e pesquisado. A obra de Brandão nos convida a refletir sobre a importância de reconhecer e valorizar a complexidade dos saberes humanos, de reconhecer a natureza como sujeito de direitos e a interconexão entre teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Maria Narciso Rocha de Paula, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Geografia Humana. Cientista Social. Professora efetiva, lotada no Departamento de Política e Ciências Sociais UNIMONTES-MG. Professora no curso de Ciências Sociais. Docente do quadro permanente no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social/PPGDS-UNIMONTES e Professora colaboradora no Programa de Pós Graduação associado UFMG/UNIMONTES em Sociedade, Ambiente e Território. Líder do grupo de pesquisa OPARÁ-MUTUM- Estudos e pesquisas sobre migrações e comunidades tradicionais no Rio São Francisco/Unimontes-CNPq. Coordenadora do NIISA/Núcleo Interdisciplinar em Investigação Socioambiental/CNPq-UNIMONTES. Pesquisadora da Nova Cartografia Social da Amazônia. Foi membro e coordenadora da Câmara de Assessoramento em Ciências Sociais Aplicadas- CSA–FAPEMIG (2013/2017). Bacharel e Especialista em Ciências Sociais pela UNIMONTES. Experiência em Geografia Humana, Sociologia e Antropologia rural, metodologia qualitativa, atuando nos seguintes temas: comunidades tradicionais ribeirinhas, migrações campo-cidade, sertões roseanos, metodologias qualitativas, nova cartografia social. Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social - UNIMONTES (2019/2021). Membro da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência da Ciência/SBPC.

João Cleps Junior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2/CNPq. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp de Presidente Prudente (1984) e Mestrado e Doutorado em Geografia [Área de Concentração em Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro. Atualmente é professor Titular do Instituto de Geografia e Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (2004-2005 e 2015-2017). Coordena o Laboratório de Geografia Agrária - LAGEA e o Núcleo de Estudos Agrários e Territoriais - NEAT [Diretório de Grupo de Pesquisa - CNPq]. É membro pesquisador da Rede de Pesquisa DATALUTA e coordenador da Pesquisa DATALUTA em Minas Gerais desde 2005. É Editor-chefe do periódico Campo-Território: Revista de Geografia Agrária (ISSN 1809-6271). Pesquisador Mineiro - Nível A (2015-2017] Atua na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária e Geografia Econômica, com pesquisas nos seguintes temas: Reforma Agrária; Agricultura e Meio Ambiente; Produção Camponesa e Agronegócio.

Downloads

Publicado

14-04-2024

Como Citar

PAULA, A. M. N. R. de; CLEPS JUNIOR, J. Diálogos de saberes: encontros e interações na pesquisa sobre o mundo rural. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 19, n. 53, p. 1–15, 2024. DOI: 10.14393/RCT195375258. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/75258. Acesso em: 6 out. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 > >>